Edit Template

Presidente da Assembleia Legislativa considera fixação e atracção de jovens como o maior desafio dos Açores

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, considerou que “a formação, fixação e atracção dos nossos jovens é provavelmente o maior desafio que temos entre mãos”, sublinhando que “sem pessoas, tudo o resto fica comprometido”.
“As boas oportunidades não existem apenas nos grandes centros urbanos”, afirmou o Presidente da Assembleia na Sessão Solene Comemorativa do 510.º aniversário do concelho do Nordeste, realizada na Praça da República, destacando que “há aqui potencial para promover o desenvolvimento económico local, apoiar a criação de novas empresas e incentivar a inovação em sectores tradicionais e emergentes”.
Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano reforçou que “temos consciência de que contar convosco é também responder às vossas necessidades e aspirações”, referindo-se particularmente à importância de garantir um concelho mais desenvolvido e com oportunidades de emprego justas e dignas.
“Contrariemos a ideia de que isso aqui não é possível! Sim, é possível! Aqui, no Nordeste e em todos os concelhos dos Açores com características rurais”, afirmou o Presidente da Assembleia.
Durante o discurso, o Presidente deixou uma palavra especial aos jovens nordestenses: “sentem-se, dialoguem, partilhem as vossas ideias e contributos com os agentes de desenvolvimento local” e acrescentou “convoco cada um de vós para serem parte activa deste movimento”.
Na sessão solene, o Presidente Luís Garcia destacou ainda a recente aprovação, na Assembleia Legislativa da proposta de regime jurídico para a cooperação técnica e financeira entre o Governo dos Açores e as juntas de freguesia da Região, “um passo, muito significativo, rumo à coesão territorial e social que deve orientar o nosso desenvolvimento”, considerou.
A esse propósito, o Presidente da Assembleia destacou “a importância de uma maior aproximação e articulação entre os poderes regional e autárquico”, cooperação que acredita ser onde “residem muitas das soluções para grande parte dos desafios em termos de desenvolvimento contínuo e sustentável”.
“A consolidação do edifício autonómico que progressivamente queremos construir, tem de contar, cada vez mais, com o poder local, como um pilar determinante para o sucesso dos propósitos da própria Autonomia”, afirmou o Presidente Luís Garcia.
Também a revisão da Lei das Finanças Locais foi destacada pelo Presidente do Parlamento açoriano que defendeu que a mesma deve ser “respeitadora das nossas especificidades”, apelando, por isso, “a que o poder local e os órgãos de governo próprio autonómicos, façam uma reflexão crítica relativamente ao que deve ser o seu futuro”.
A Sessão Solene comemorativa do 510.º aniversário do concelho do Nordeste, onde foram feitas homenagens a várias personalidades e instituições concelhias, foi seguida da inauguração da Reabilitação do Jardim Envolvente à Ponte dos Sete Arcos, com descerramento do Monumento aos Combatentes Nordestenses mortos na Guerra do Ultramar, bem como de confraternização de sopas do Espírito Santo com a comunidade.
O Presidente da Assembleia Legislativa visitou a Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, uma instituição centenária que “presta um apoio social notável, não se limitando apenas aos idosos, mas abrangendo também crianças, jovens em situação de risco, pessoas portadoras de deficiência e sem-abrigo”.
Esta visita surgiu no âmbito da deslocação do Presidente da Assembleia Legislativa a São Miguel, dando seguimento à sua intenção de aproximar o Parlamento açoriano a todas as ilhas, estabelecendo um contacto directo com os seus cidadãos e instituições.

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores