Edit Template

Trabalhadores de terra da SATA decretam greve em Agosto e Setembro

Em reunião de apresentação do novo Conselho de Administração (CA) do Grupo SATA, o SINTAC (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil) apresentou novamente as reivindicações dos seus associados, nomeadamente no que diz respeito à atualização salarial de todas as carreiras do Grupo, com valores em linha com o que já foi negociado com as estruturas sindicais para os trabalhadores de voo, anunciou ontem o sindicato.
A Greve ao trabalho suplementar, já marcada antes da nomeação deste CA, “resulta da incapacidade negocial do anterior CA e da injustiça criada com a disparidade de aumentos salariais entre os trabalhadores de terra e os de voo, da SATA”.

Actualização salarial
para todas as carreiras

Segundo o sindicato, a SATA não se aproximou, até hoje, da proposta do SINTAC, nem parece interessada em mitigar os problemas da desigualdade salarial criados por si, alegando que precisa de paz social para trabalhar, mas fazendo o caminho contrário, promovendo a desigualdade e a parcialidade negocial.
“Espera-se que o atual CA perceba, a tempo, que tem de adotar uma gestão justa das relações laborais, que perceba que os bons resultados laborais só existem se existir paz social e que a paz só existe quando há igualdade de tratamento”, sublinha o sindicato.
“Neste momento, o que encontramos por parte da Empresa é uma clara tentativa de divisão dos trabalhadores de terra, explorando o medo e a incerteza. Com medidas extemporâneas, sem a necessária ponderação, de cunho autoritário, não vão resolver nenhum problema, antes os vão agudizar, como já se começa a perceber pela Comunicação Social e nos discursos dos Agentes Políticos”, prossegue.

Greve a tempo inteiro

“Os trabalhadores de terra não são menos necessários e nem merecem tratamento inferior aos outros! O SINTAC não pretende mais que uma atualização salarial de todas as carreiras (no vencimento base), justa e honesta, para todos os trabalhadores, que reconheça o enorme esforço que é feito todos os dias e sem o qual a SATA não existiria”, avança.
Assim, o SINTAC convocou para o dia 24 de julho o início de greve ao trabalho suplementar, “mas face à negligência dos negociadores da SATA, certamente mandatados pelo CA, já está a planear uma greve com maiores impactos, de vários dias a tempo inteiro, durante agosto e setembro”.

Edit Template
Notícias Recentes
Berta Cabral destaca evolução e qualificação do sestino Açores no Summit Go4Travel 2025
Exercício TOURO25 reforça preparação e eficácia do sistema de Protecção Civil nos Açores, afirma Alonso Miguel
JSD destaca “aposta constante” do Governo dos Açores nas políticas de Juventude
“Governo Regional está a falhar gravemente às Instituições Particulares de Solidariedade Social e Santas Casas dos Açores”, alerta Berto Messias
Governo reforça rede com mais 30 camas - Trinta utentes aguardam vaga nos cuidados continuados e sete permanecem em hospital
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores