Edit Template

Bolieiro diz que Graciosa está diferente desde a “Tarifa Açores”

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, realçou que, com a “Tarifa Açores”, a ilha Graciosa é “outra” no campo das acessibilidades aéreas e do turismo, com um aumento “muito significativo” no número de passageiros desembarcados.
José Manuel Bolieiro falava após a reunião com o Conselho de Ilha da Graciosa, naquele que foi o último ponto do segundo dia da visita estatutária do Governo Regional.
No que refere à unidade hoteleira ainda gerida pela Região, o Presidente do Governo declarou ter “boa expetativa” quanto a uma futura venda.
“A ilha Graciosa é cada vez mais um destino turístico atrativo. O hotel é uma vantagem para muscular esta oferta de alojamento turístico”, declarou o governante.
No campo da saúde, o Presidente do Governo valorizou o “aumento de especialistas” deslocados à ilha e a cada vez maior “oferta de consultas e de exames”, sublinhando que, no caso das Termas do Carapacho, depois de anos de “negligência” do seu “potencial termal”, o atual Governo procura uma forma de potenciar este ativo.
O Presidente do Governo visitou o antigo centro de saúde da ilha Graciosa, que vai ser adaptado a lar de idosos, uma mais-valia que vai garantir “maior oferta” para a estrutura residencial local.
“Precisámos de garantir mais oferta para a estrutura residencial para idosos aqui na Graciosa e vamos reabilitar um edifício existente em vez de uma construção nova. Temos a preocupação de valorizar património existente”, declarou o governante.
O Governo dos Açores terminou ontem a visita estatutária à ilha.

Bolieiro entrega casa

José Manuel Bolieiro, entregou a uma família da ilha Graciosa as chaves de uma habitação reabilitada ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A habitação, que servirá para esta família construir o seu “projeto de felicidade e vida”, sublinha José Manuel Bolieiro, integra um lote de cinco casas já recuperadas e atribuídas na Graciosa.
Em revisão está o projeto a empreitada de construção de três novas habitações naquela ilha, também no âmbito do PRR, num investimento global previsto superior a 650 mil euros.
Prevê-se, sobre esta matéria, a abertura do procedimento para contratação pública da execução da empreitada ainda em 2024 (duas novas habitações no Loteamento do Barão da Fonte do Mato e uma nova habitação no Loteamento das Dores, Santa Cruz).

Inauguração do Centro
de Resíduos

O Presidente do Governo Regional dos Açores inaugurou, durante a visita estatutária à ilha Graciosa, a reestruturação do Centro de Processamento de Resíduos (CPR) da ilha.
“Estamos a dar passos muito significativos em demonstrar que os Açores são um arquipélago sustentável sob o ponto de vista ambiental, social e económico, e como destino turístico reconhecimento mundialmente” por estas características, realçou o governante.
José Manuel Bolieiro destacou também que a Região está a superar as metas definidas a nível comunitário quanto à reciclagem.
“Estamos a ser pioneiros, estamos à frente em algumas ilhas, e queremos uma aceleração nalgumas ilhas em que a situação é mais complexa”, garantiu.
A reestruturação inaugurada representa um investimento de 969 mil euros, estando previsto no total um investimento de 1,8 milhões até ao próximo ano neste centro.
A reestruturação do centro inclui a aquisição de equipamentos (como um pré-triturador industrial e máquinas giratórias) e a requalificação do espaço.
O Governo Regional está a intervir nos CPR das ilhas das Flores, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Santa Maria, para criar zonas de compostagem específica para bio-resíduos provenientes da recolha.

Edit Template
Notícias Recentes
Hotel Hilton organiza passagem de ano com programa especial
Fundo de Resolução recebe dividendos da Oitante para suportar perdas de 489 milhões de euros com o BANIF
Hotéis do Grupo Bensaúde propõem passagens de ano com muita animação
Pianista ribeiragrandense Francisco Pinto dá o seu primeiro concerto
Observatório Astronómico de Santana Açores realiza primeiro Espaço Aberto a 3 de Janeiro
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores