A médica do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), Irina Rodrigues faz parte do leque de 73 participantes que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris, já depois de ter estado na última edição realizada em Tóquio, pelo que terá de de abdicar das suas funções de medicina desempenhadas nos Açores.
A atleta, de 33 anos, ruma à capital francesa com esperanças de conseguir novas marcas históricas na modalidade de lançamento do disco, sendo que o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, onde trabalha, já tratou de deixar uma mensagem de força nas redes sociais.
“É com grande orgulho, esperança e talento que informamos que a Dra. Irina Rodrigues, presentemente médica no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na modalidade de lançamento do disco. A dedicação, humildade e talento da atual recordista nacional, com 66,60 metros alcançados em março último, são fonte de inspiração para todos”, pode ler-se.
“Desejamos-lhe muita sorte nesta jornada olímpica. Que esta experiência, que terá início dia 2 de agosto, seja geradora de momentos inesquecíveis. Estamos todos a torcer por si, confiantes de que representará Portugal com honra e que não deixará de procurar, como sempre faz, superar-se nos resultados a alcançar”, finalizou a referida publicação.
Irina Rodrigues iniciou a sua carreira de atleta no Juventude Vidigalense, depois de ter praticado Natação, uma modalidade da qual se afastou devido a uma lesão, mas em boa hora resolveu experimentar o Atletismo.
No Juventude Vidigalense, o treinador Paulo Reis percebeu que os lançamentos poderiam ser a especialidade adequada para aquela jovem atleta, alta, forte e com uns braços grandes, que rapidamente se começou a destacar no Peso e principalmente no Disco, embora também tenha conseguido bons resultados no Salto em Altura, o que para uma lançadora não deixa de ser um feito notável.
No Lançamento do Disco Irina Rodrigues foi sucessivamente batendo todos os Recordes Nacionais, faltando-lhe apenas superar o máximo absoluto (65,40m), que continua a pertencer a Teresa Machado. Assim os seus Recordes são: Infantis (750g) 39,07m em 2004; Iniciadas (750g) 50,64m em 2006; Iniciadas (1kg) 40,90m em 2006; Juvenis 53,94m em 2008; Juniores 58,21m em 2010; Sub-23 e absoluto 62,91m em 2012.
Tem um longo currículo de sucessos, sendo que entre 2011 e 2019 foi Campeã de Portugal no Lançamento do Disco, somando assim 9 títulos consecutivos nesta disciplina, aos quais há a somar o título do Lançamento do Peso que conquistou em 2012 e outro tetra-Campeonato conquistado entre 2012 e 2015, também no Lançamento do Peso, mas em pista coberta.
Fez parte da equipa que ganhou a Taça dos Campeões Europeus de Atletismo em 2018, contribuindo com uma vitória no Lançamento do Disco. Ainda em 2018 esteve presente nos Europeus de Berlim, onde foi 9ª classificada no Lançamento do Disco, ficando a apenas 1 centímetro da possibilidade de fazer os três arremessos finais. Em 2019 conquistou a Medalha de Bronze no Lançamento do Disco na Taça da Europa de Lançamentos, com um arremesso de 58,05m. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, disputados em 2021, Irina Rodrigues foi 25ª classificada entre 31 atletas no Lançamento do Disco com a marca de 57,03m.