Edit Template

Enfermeiros dos Açores aderem à greve nacional e acusam Governo Regional de falta de pagamento

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) mantém a greve nacional marcada para hoje, alegando que a classe tem “razões acrescidas” para aderir à paralisação depois da ronda negocial com o Ministério da Saúde.
“A proposta [apresentada pelo Governo] continua a ser inadmissível, intolerável e, por isso, os enfermeiros terão razões acrescidas para manifestar a sua fortíssima indignação com a greve do dia 2 de Agosto”, afirmou aos jornalistas o Presidente do SEP no final da reunião com o ministério de Ana Paula Martins.
Segundo José Carlos Martins, o Ministério da Saúde propôs, na grelha salarial da categoria de enfermeiro, um aumento de 52 euros para todas as posições remuneratórias.
Além disso, nas grelhas salariais de enfermeiro-especialista e enfermeiro-gestor, o “Governo propõe não alterar grelha nenhuma”, afirmou o dirigente sindical, adiantando que a proposta prevê, porém, que os enfermeiros que estão hoje nessas categorias possam dar um “salto de uma posição remuneratória”.
Essa proposta implica que, para “quem entrar no futuro, o valor económico do trabalho dos enfermeiros especialistas e chefes se mantém exatamente igual ao que hoje temos”, lamentou o presidente do SEP.
No caso dos Açores, segundo o representante sindical regional, Francisco Branco, os enfermeiros açorianos, além dos motivos que decorrem das negociações com a Ministra da Saúde, têm motivos acrescidos para aderirem à greve convocada para hoje, entre as 08:00 e as 24:00 horas.
“Decorrido 1 mês após publicação do Orçamento RAA, obGoverno Regional, na pessoa da Secretária da Saúde e Segurança Social, continua a não agendar reunião com o SEP-Açores, para analisar/pagar a dívida do Serviço Regional de Saúde para com os enfermeiros da Região”, acusa o Sindicato.

Edit Template
Notícias Recentes
“Ritmos da Cidade” anima concelho da Lagoa durante o Verão
Treinadores açorianos de Karate em estágio internacionalem Coimbra
Açores com a menor taxa de empregos vagos do país
Governo dos Açores conclui segundo Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas
Ponta Delgada entre as cidades mais procuradas por turistas nacionais para férias em Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores