Edit Template

Publicados os primeiros avisos do Açores 2030 para a Investigação e Desenvolvimento

A Vice-presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento, informou que já estão publicados os primeiros avisos do Objectivo Específico Regional: Desenvolver e reforçar as capacidades de investigação e inovação e a adopção de tecnologias avançadas (FEDER), os quais ascendem a cerca de seis milhões de euros, entre verbas FEDER e do Orçamento Regional.
Esta verbas, que serão executadas num prazo de três anos, correspondem a cerca de 25% do total da verba disponível até 2030.
O aviso ACORES2030-2024-13 – Excelência da investigação na RAA – Jovens investigadores é uma novidade a nível nacional, atendendo que permite a recém-doutorados (há menos de cinco anos) desenvolverem provas de conceito a partir de teses de doutoramento com elevado potencial de inovação e exploração económica. Cada projecto permite manter um doutorado com contrato de trabalho durante três anos, num valor máximo de €160.740 por projecto.
De acordo com Artur Lima, destaca-se o facto de que “os projectos só admitem contratos de trabalho, sendo este mais um passo concreto para a eliminação da precaridade nas carreiras de investigação”.
Já o Aviso ACORES2030-2024-12 – Excelência da investigação na RAA – Cátedras, igualmente inovador, permitirá financiar investigadores e equipas de investigação que têm vindo a obter cátedras de instituições internacionais.
O Vice-presidente do Governo afirmou que “esta é uma dinâmica que se tem vindo a observar nos últimos anos, fruto do mérito da investigação regional, e que importa dotar com os recursos adequados para o seu desenvolvimento”. O aviso permite, nesta fase, financiar duas cátedras, com um valor de 160 mil euros por projecto, obrigando à contratação de um recurso humano altamente qualificado para o implementar e desenvolver.

Edit Template
Notícias Recentes
Piedade Lalanda substitui Gualter Furtado à frente do CESA
Eurodeputado Paulo Nascimento Cabral lamenta que Fundo de Solidariedade não tenha sido activado no incêndio do HDES
Concurso para fornecimento de fuelóleo à EDA ficou deserto e governo faz correcção a pedido das empresas
“El País” publica reportagem elogiosa sobre S. Miguel
Câmara Municipal de Ponta Delgada atribui meio milhão de euros a IPSS
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores