Edit Template

Carta aos militares da Comp. Art.2373

A Companhia de Art. 2373 foi mobilizada para a Província de Moçambique em Abril de 1968 e regressou em junho de 1970 no navio Vera Cruz.
Teve um acidente muito grave no dia 26 de Maio de 1970, umas horas antes de atingir o Cabo da Boa Esperança, que o obrigou a regressar a Lourenço Marques para uma demorada reparação.
Esta Companhia continua a reunir-se anualmente e era constituída por um grupo de militares, a maior parte deles nortenhos e ainda por 14 militares açorianos, que deixaram, por razões físicas evidentes, de se poderem reunir, uma vez que se perdeu o seu contacto.
Estes militares, de grande espírito de missão, que recordo com muita saudade, faziam parte desta sub-unidade da qual fui Comandante e de que muito me orgulho.
Porque a História se faz com os homens da ocasião, não psso deixar de recordar o grupo dos 14 açorianos que faziam parte integrante da C. Art. 2373. Por isso mesmo, faço referência às suas identidades, na certeza porém de que foram militares muito briosos, valentes e que deram à C. Art. 2373 um complemento importante da sua capacidade operacional.
Seguem-se os nomes dos militares açorianos, pedindo desculpa por qualquer lapso que possa ter ocorrido na sua enumeração: Américo A. Ralo, António Silva Raposo Caiano, Artur Melo Gouveia, Carlos M. Viveiros, César T. Simões, Eduardo S. Cabral, José Carlos Vieira Neveiros, Higino M. G. Andrade, José manuel Sousa Paz, José Moura Resende, José P. Eugénio, José Pacheco Amaral, Silvestre manuel Raposo Garcias. Todos estes homens, provavelmente alguns infelizmente falecidos, merecem o meu reconhecimento e lembrança pelo apoio que deram à C. Art. 2373.
O seu antigo Comandante, Carlos António Duarte Cachulo e Costa, pedindo desculpa pelo esquecimento das suas figuras, que foram de uma importância decisiva no cumprimento da missão.
Um abraço fraterno do antigo Comandante que não vos esquece e que pede desculpa de tão tardiamente se lembrar de vós.
Coronel de Artilharia, Avenida Dr. Manuel Gaspar de Lemos nº2 4º Esq. 3080-184 Figueira da Foz. Telef.: 966121461.

Edit Template
Notícias Recentes
Prisão preventiva para suspeito por tráfico de estupefacientes na Ribeira Grande
Ribeira Grande apresenta cartaz de eventos na BTL 2026 e propõe sinergias para criação de museu da aviação no concelho
Governo Regional diz que acordo com os EUA foi cumprido na utilização da Base das Lajes para apoio à intervenção militar no Irão
Nuno Barata retorna à actividade parlamentar na sessão do Parlamento Jovem que debate a literacia financeira
Governo investe cerca de 140 mil euros em novo sistemade abastecimento de água agrícola no Faial
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores