Edit Template

Economia açoriana está a abrandar face ao ano passado

Em Junho de 2024, o Indicador de Actividade Económica dos Açores (IAE), divulgado pelo SREA, apresentou um aumento de 1,9% face ao mês homólogo do ano anterior.
Este valor é idêntico ao registado no mês anterior, como é visível no quadro e gráficos que apresentamos ao lado, revelando um abrandamento em relação ao ano passado, em que os crescimentos foram superiores, e uma quebra em relação a Abril deste ano.
Na análise dos resultados dever-se-á ter presente que o IAE não pretende medir a variação infra-anual do PIB, mas sim retratar o estado geral da economia. Assim, dever-se-á reter, sobretudo, informação sobre a evolução em termos de acelerações, desacelerações e pontos de viragem e não o seu valor.
A revisão dos valores dos meses anteriores deve-se à atualização dos valores de algumas das séries de referência e aos ajustamentos decorrentes do tratamento da sazonalidade, conclui o boletim do SREA.

Consumo privado sobe

No mês de Junho de 2024, o Indicador do Consumo Privado para os Açores (ICP-Açores) registou, em termos homólogos, um acréscimo de 2,9%, verificando-se um aumento de 0,1 pontos percentuais em relação ao valor revisto do mês anterior, revela o SREA.
A informação disponível revelou taxas de variação homólogas positivas em grande parte das séries que constituem o ICP-Açores, com maior intensidade nas séries dos Automóveis novos ligeiros de passageiros vendidos e Bens Alimentares vendidos no comércio a retalho.
Ocorreram variações homólogas negativas, com maior significado, nas séries dos Serviços Multibanco (pagamentos de serviços em caixas automáticos) e medicamentos vendidos em farmácias sujeitos a receita médica.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal de Ponta Delgada apoia Casa do Povo de Fenais da Luz
25º aniversário da inauguração do Monumento ao Imaculado Coração de Maria celebrado no Miradouro na Serra do Facho
Açores registaram um crescimento de 16,4% nas dormidas no mês de Novembro
Mensagem de Ano Novo do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
As previsões do astrólogo Luís Moniz para 2025
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores