Em Junho de 2024, o Indicador de Actividade Económica dos Açores (IAE), divulgado pelo SREA, apresentou um aumento de 1,9% face ao mês homólogo do ano anterior.
Este valor é idêntico ao registado no mês anterior, como é visível no quadro e gráficos que apresentamos ao lado, revelando um abrandamento em relação ao ano passado, em que os crescimentos foram superiores, e uma quebra em relação a Abril deste ano.
Na análise dos resultados dever-se-á ter presente que o IAE não pretende medir a variação infra-anual do PIB, mas sim retratar o estado geral da economia. Assim, dever-se-á reter, sobretudo, informação sobre a evolução em termos de acelerações, desacelerações e pontos de viragem e não o seu valor.
A revisão dos valores dos meses anteriores deve-se à atualização dos valores de algumas das séries de referência e aos ajustamentos decorrentes do tratamento da sazonalidade, conclui o boletim do SREA.
Consumo privado sobe
No mês de Junho de 2024, o Indicador do Consumo Privado para os Açores (ICP-Açores) registou, em termos homólogos, um acréscimo de 2,9%, verificando-se um aumento de 0,1 pontos percentuais em relação ao valor revisto do mês anterior, revela o SREA.
A informação disponível revelou taxas de variação homólogas positivas em grande parte das séries que constituem o ICP-Açores, com maior intensidade nas séries dos Automóveis novos ligeiros de passageiros vendidos e Bens Alimentares vendidos no comércio a retalho.
Ocorreram variações homólogas negativas, com maior significado, nas séries dos Serviços Multibanco (pagamentos de serviços em caixas automáticos) e medicamentos vendidos em farmácias sujeitos a receita médica.