Após notícias que deram conta de constrangimentos existentes no transporte marítimo de meloas de Santa Maria com destino a São Miguel, os deputados marienses do Partido Socialista reagiram, afirmando que existe uma “apatia do Governo Regional perante as falhas evidentes do transporte marítimo de mercadorias de e para a ilha de Santa Maria”.
O PS/Açores de Santa Maria referiu ainda que tem denunciando, desde a primeira hora, “todas as ineficiências e falhas do sistema de transporte marítimo de mercadorias relacionadas com a ilha de Santa Maria”.
A este propósito a empresa Transporte Marítimo Parece Machado, Lda. (TMPM Lda.), esclarece o seguinte:
“Conforme é sabido a ilha de Santa Maria, é abastecida por dois operadores, um de cabotagem insular e outro operador de tráfego local que é o nosso caso – Transporte Marítimo Parece Machado, Lda. (TMPM Lda), empresa essa que detém uma operação regular (numa periodicidade mínima bi-semanal) de abastecimento à ilha de S.Maria.
A TMPM Lda, é já uma empresa centenária, com um histórico superior a 175 anos de idade na ligação à ilha de Santa Maria.
Esta empresa foi adquirida em 2021, por outra empresa regional de tráfego local – Empresa Barcos do Pico, ambas detidas por Manuel Cristiano Simas.”
Dado o facto de as notícias vindas recentemente a público sobre o transporte de meloas da Ilha de Santa Maria poderem gerar confusão, a TMPM, Lda. esclarece que o problema de abastecimento, neste caso de exportação de meloa da ilha de Santa Maria, não foi provocado pela TMPM, Lda..
A empresa Transporte Marítimo Parece Machado, Lda. (TMPM Lda.) refere ainda que “tem sido um parceiro logístico da Cooperativa Mariense, na exportação da meloa de Santa Maria, tendo o navio Isabel C, recentemente adquirido pela empresa, uma capacidade superior ao actual Baía dos Anjos, um claro sinal evidente do esforço da empresa em melhorar a capacidade de abastecimento e exportação da Ilha de Santa Maria”, refere a empresa numa nota de esclarecimento.