A 17ª Semana Educativa dos Açores para Jovens com Diabetes tipo 1 irá realizar-se entre os dias 27 e 30 de Agosto, na cidade da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel. Este evento reúne jovens de várias ilhas dos Açores com diabetes tipo 1, com idades entre os 12 e 22 anos, que irão realizar várias actividades educativas, desportivas e culturais.
O Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (HDES) em parceria com o Grupo de Amigos da Pediatria (GAP), foram os responsáveis pelo desenvolvimento do programa focado na gestão e controle da diabetes.
A recepção dos 12 participantes no dia 27 de Agosto dará início à Semana Educativa para Jovens com Diabetes tipo 1.
Ao longo dos quatro dias do evento, os jovens irão participar em actividades que incluem workshops sobre alimentação saudável como o “Master Chef”, exercício físico e gestão da glicemia.
Além das sessões educativas, os participantes terão a oportunidade de desfrutar de diversas actividades ao ar livre, nomeadamente uma caminhada no Trilho Ponta do Cintrão, Banhos nas Piscinas da Ribeira Grande e visitas a museus. A última noite do programa será dedicada a uma sessão de cinema que poderá ser desfrutada por todos.
A Dra. Isabel Sousa, Directora do Serviço de Endocrinologia do Hospital do Divino Espírito Santo, destaca a importância desta iniciativa: “Este evento anual proporciona uma oportunidade única para estes jovens com diabetes aprenderem, partilharem experiências e fortalecerem a sua capacidade de gerir a diabetes de uma forma autónoma e fora do espaço hospitalar, contando com a disponibilidade total de vários monitores das várias áreas do tratamento da diabetes mellitus.”
De salientar que a estes jovens irão juntar-se monitores, médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicóloga do Centro de Perfusão Subcutânea contínua de Insulina do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do HDES, que irão dar apoio nas actividades que se prendem com a terapêutica da DM1 (diabetes mellitus tipo 1). Durante esta semana os jovens podem esperar um contacto, uma interacção e uma partilha de experiências com outros jovens com a mesma doença.