Edit Template

São Miguel recebe a Semana Educativa para Jovens com Diabetes Tipo 1

A 17ª Semana Educativa dos Açores para Jovens com Diabetes tipo 1 irá realizar-se entre os dias 27 e 30 de Agosto, na cidade da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel. Este evento reúne jovens de várias ilhas dos Açores com diabetes tipo 1, com idades entre os 12 e 22 anos, que irão realizar várias actividades educativas, desportivas e culturais.
O Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (HDES) em parceria com o Grupo de Amigos da Pediatria (GAP), foram os responsáveis pelo desenvolvimento do programa focado na gestão e controle da diabetes.
A recepção dos 12 participantes no dia 27 de Agosto dará início à Semana Educativa para Jovens com Diabetes tipo 1.
Ao longo dos quatro dias do evento, os jovens irão participar em actividades que incluem workshops sobre alimentação saudável como o “Master Chef”, exercício físico e gestão da glicemia.
Além das sessões educativas, os participantes terão a oportunidade de desfrutar de diversas actividades ao ar livre, nomeadamente uma caminhada no Trilho Ponta do Cintrão, Banhos nas Piscinas da Ribeira Grande e visitas a museus. A última noite do programa será dedicada a uma sessão de cinema que poderá ser desfrutada por todos.
A Dra. Isabel Sousa, Directora do Serviço de Endocrinologia do Hospital do Divino Espírito Santo, destaca a importância desta iniciativa: “Este evento anual proporciona uma oportunidade única para estes jovens com diabetes aprenderem, partilharem experiências e fortalecerem a sua capacidade de gerir a diabetes de uma forma autónoma e fora do espaço hospitalar, contando com a disponibilidade total de vários monitores das várias áreas do tratamento da diabetes mellitus.”
De salientar que a estes jovens irão juntar-se monitores, médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicóloga do Centro de Perfusão Subcutânea contínua de Insulina do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do HDES, que irão dar apoio nas actividades que se prendem com a terapêutica da DM1 (diabetes mellitus tipo 1). Durante esta semana os jovens podem esperar um contacto, uma interacção e uma partilha de experiências com outros jovens com a mesma doença.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo lança concurso público para construção de 24 novas moradias no Loteamento das Candeias, em São Miguel
Curso de Serviço Social da Universidade dos Açores promove workshop de autodefesa pessoal para assistentes sociais
Fortaleza de São João Baptista na final das Novas 7 Maravilhas de Portugal
Ponta Delgada recebe encontro europeu de especialistas em microrganismos
Brampton celebra 20 anos das Festas do Senhor Santo Cristo com presença do Bispo de Angra
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores