Edit Template

Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra são “extraordinária manifestação da identidade açoriana”, realça Paulo Estêvão

O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, sublinhou, nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, que este momento representa uma “extraordinária manifestação da identidade açoriana” que “que honra os Açores nos Estados Unidos da América e no mundo”.
A afirmação do governante foi proferida na abertura oficial da 38.ª edição anual do evento mais representativo da comunidade açoriana dos Estados Unidos.
Paulo Estevão enalteceu a “capacidade empreendedora do povo açoriano onde quer que se encontre”, e sublinhou a importância do movimento associativo, “que é determinante para a preservação da açorianidade” naquele lado do Atlântico, homenageando assim a dedicação dos seus dirigentes.
O governante deixou “uma palavra de gratidão aos açorianos que não esquecem a sua terra”, e afirmou que o Governo dos Açores “tem muito orgulho nas comunidades de emigrantes”
“Todos representam-nos e nos dignificam-nos fora das nossas ilhas”, vincou.
O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, que tutela também a pasta da comunicação social, aproveitou esta sua primeira deslocação oficial aos Estados Unidos da América para visitar os diferentes órgãos de informação em língua portuguesa que servem as comunidades açorianas da Nova Inglaterra.
Em visitas realizadas à estação de televisão Portuguese Channel, à rádio WJFD e ao jornal Portuguese Times, na cidade de New Bedford, Paulo Estevão reconheceu “a importância da comunicação social para a preservação da língua portuguesa e para a valorização das comunidades açorianas”.
Por isso, o governante açoriano comprometeu-se a estudar a possibilidade de criar um programa de apoio à comunicação social das comunidades açorianas, através de publicidade institucional, que promova os Açores, designadamente, o seu destino turístico, os produtos açorianos e as diferentes oportunidades que a Região oferece aos emigrantes e seus descendentes.
No âmbito do seu intenso programa de contactos, o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades deslocou-se ainda ao Estado de Rhode Island para entregar pessoalmente ao emigrante açoriano John Correia a Insígnia Autonómica de Reconhecimento que lhe foi oficialmente atribuída este ano pela Assembleia Legislativa e pelo Governo Regional no Dia da Região Autónoma dos Açores.
Paulo Estevão, acompanhado pelo Director Regional das Comunidades, José Andrade, homenageou assim o antigo presidente do Senado do Estado de Rhode Island, natural da ilha de São Miguel, como sendo o único português que presidiu a um senado estadual nos Estados Unidos da América.

Bispo de Angra presidiu à bênção das insígnias e dos alimentos da festa do Divino Espírito Santo de Fall River

Segundo noticia o sítio Igreja Açores, a 38ª Edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, em Fall River, arrancou com a bênção das insígnias do Divino Espírito Santo e das 366 pensões de alimentos – compostas por carne, pão e vinho – que serão distribuídas por família carenciadas da comunidade portuguesa.
“Cabe-me a mim a bênção destes dons que servem para a nossa mesa e que alimentam também os outros. Olhando para estes alimentos – o pão, a carne e o vinho – apetece dizer: obrigado meu Deus por todos os dons que nos dais todos os dias” afirmou D. Armando Esteves Domingues, que presidiu à festa, participando, pela primeira vez, nesta festividade que se realiza desde 1986, reunindo em Fall River grande parte da comunidade luso descendente de toda a costa leste dos Estados Unidos.
“Invocamos a bênção de Deus para estes alimentos mas a grande bênção de Deus é o homem. Somos nós que pegamos neste pão e neste vinho, somos nós que os distribuímos, somos nós que somos capazes de o agradecer e de o distribuir, e ao distribuí-los eles multiplicam-se cem vezes mais ou no nosso bolso ou no bolso dos outros” afirmou o prelado que deixou um “abraço entre a Diocese e esta Igreja local”.
“É uma honra sentir-me convidado pela primeira vez. Peço que sejamos em nome de Deus instrumento de fraternidade e de alegria” concluiu o bispo de Angra.
Celebradas anualmente desde 1986, são, porventura, as maiores festas religiosas da comunidade açoriana residente na costa leste dos Estados Unidos, e incluem um desfile etnográfico, o bodo de leite, a distribuição de pensões e a Missa com coroação.
As festas deste ano tievram como mordomo Herberto Silva, que pelo segundo ano consecutivo está na organização destas festividades iniciadas por Heitor de Sousa.

Edit Template
Notícias Recentes
“As ONG têm ganho uma enorme importância na resposta aos desafios urgentes que o oceano enfrenta”
Peixes com comportamento anómalo à tona de água nas Flores e Corvo
Caldeira Velha já está em condições de reabrir
Minibuses gratuitos em Ponta Delgada de 16 a 22 de Setembro
“Noites de Verão” terminam hoje em P. Delgada com actuação dos HMB
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores