Edit Template

Jesuítas dinamizam colónia de férias com 96 crianças em Rabo de Peixe

A Associação ‘Rabo de Peixe Sabe Sonhar’, vinculada à Companhia de Jesus e aos seus centros universitários, está a dinamizar a colónia de férias de verão na vila açoriana, este ano com 96 crianças, dos 9 aos 15 anos, refere, em notícia, o portal online ‘Igreja Açores’.
“A Colónia faz parte das nossas atividades com vista ao desenvolvimento da Vila de Rabo de Peixe. A Colónia promove esta missão através do contacto com as crianças: oito dias de trabalho com elas, estimulando-as a sonhar mais, dando-lhes a conhecer outros horizontes”, explicou o codiretor da Colónia 2024, Paulo Martinez, ao portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
A Associação ‘Rabo de Peixe Sabe Sonhar’, ligada à Companhia de Jesus (Jesuítas) e aos seus centros universitários, está a celebrar 20 anos de existência, em 2024, “assente no espírito de serviço e entrega e na educação como motores de desenvolvimento integral” de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande.
“A nossa missão passa, também, por mostrar a estas crianças que têm determinados dons e capacidades, que se calhar desconhecem, e que valorizando-os podem chegar mais longe”, disse o jovem de 21 anos de idade, estudante de Direito, que pertence à direção da associação que nasceu em 2004.
A Colónia 2024, para as crianças e adolescentes de Rabo de Peixe conta com 96 participantes da vila, e cada dia tem um esquema próprio adaptado às faixas etárias dos 9 aos 15 anos, na Escola Básica 2,3 das Capelas.
“Os animadores acolhem-nos na roda, onde damos os bom dias e segue-se o ‘BDS’ (Bom dia Senhor), que é a nossa oração da manhã, em ambiente de teatro, e apresentamos o valor do dia. Depois, os escalões seguem para a roda individual de pequeno-almoço, e partem para as diferentes atividades”, explicou Maria Vieira, codiretora da Colónia.
De manhã as atividades realizam-se no contexto desse valor do dia e, de tarde, é um tempo de mais descontração e iniciativas maioritariamente ao ar livre; as atividades lúdicas e pedagógicas têm a mesma finalidade: Aprender a respeitar, a partilhar, a gerir emoções e ultrapassar conflitos, promover amizade e a empatia.
A Associação ‘Rabo de Peixe Sabe Sonhar’ já tem animadores e pré-animadores açorianos, como Inácio Vieira, de 24 anos, que participou nesta colónia de férias durante vários anos.
“Além de ensinar valores, sinto que o projeto encerra uma dimensão de acolhimento muito relevante na medida em que muitas destas crianças não têm vidas fáceis”, assinalou o pré-animador.
‘Fica Connosco’, o tema da Colónia 2024 e dos campos de férias ligados aos Jesuítas, inspira-se na passagem bíblica que narra o encontro dos discípulos com Jesus a caminho de Emaús, do Evangelho de Lucas.
“A partir deste episódio decidimos explorar as Obras de Misericórdia Espirituais; trabalhamo-las de forma mais simples e adaptada à linguagem destas crianças e jovens”, explicou Paulo Martinez.
A Associação ‘Rabo de Peixe Sabe Sonhar’ tem cinco núcleos de voluntários – Braga, Porto, Coimbra, Lisboa -, que participaram na preparação desta colónia -, e na própria vila de Rabo de Peixe, os voluntários são acompanhado por um assistente espiritual; uma equipa de pelo menos quatro pessoas desloca-se “de dois em dois meses ao terreno” para visitas porta a porta e auxiliar as famílias das crianças, informa o portal ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
CB/OC

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal de Ponta Delgada arranca com repavimentação da Avenida 6 de Janeiro na freguesia da Covoada
Escola Secundária da Ribeira Grande distingue melhores alunos
Mais de uma centena de cursos previstos para 2025 no campo da formação agrícola
Parlamento aprova anteproposta para isenção do pagamento de direitos de partituras
Este ano vamos ter 200 escalas de navios cruzeiros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores