Edit Template

Governo dos Açores cria Bolsas de Ilha para recrutamento de assistentes operacionais para as escolas da Região

Terminou ontem a segunda ronda negocial entre o Governo dos Açores e os Sindicatos da Administração Pública Regional para promover alterações à legislação que regulamenta o procedimento concursal na Administração Pública Regional.
Para Duarte Freitas, Secretário Regional com a tutela da Administração Pública, o objectivo primordial do Governo dos Açores é “combater a precariedade laboral na administração pública, agilizar e incrementar a transparência dos processos de recrutamento, reforçar as garantias dos candidatos e melhorar a gestão dos recursos humanos da administração pública regional”.
Desta proposta de alteração salientam-se a constituição de reservas de recrutamento por procedimento concursal e a constituição de Bolsas de Ilha de assistentes operacionais para as unidades orgânicas do Sistema Educativo Regional.
“O recurso a reservas de recrutamento para celebração de contratos de trabalho, em alternativa a prestações de serviço e programas ocupacionais que resultam, não raras vezes, de necessidades de preenchimento rápido de postos de trabalho que não se compadecem com um procedimento concursal, poderá apresentar-se como uma medida incentivadora da estabilidade no emprego e do combate aos vínculos precários”, sustenta Duarte Freitas.
Consolida-se e reafirma-se a transparência do mecanismo, através da garantia de anonimato do candidato na realização da prova de conhecimentos, na forma escrita, para efeitos de correcção. Por fim, a composição do júri pode ser desdobrado em secções, atendendo ao número de candidatos ou à dispersão geográfica.
Foram auscultados o STFPSSRA – Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, o STAE – Sindicato dos Técnicos, Administrativos e Auxiliares de Educação, o SINTAP – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com fins públicos e o STE – Sindicato dos quadros Técnicos do Estado.

Edit Template
Notícias Recentes
Marca Açores participa na edição deste ano da feira SAGAL, em Lisboa
Município de Vila do Porto avança com campanha de combate às térmitas
Movimento Ponta Delgada Para Todos opõe-seao protocolo de cedência do Complexo Desportivo do Lajedo a uma entidade privada
PS/Açores denuncia atrasos nos apoios à habitação e defende soluções urgentes para as famílias
Paulo Moniz realça “urgência” na revisão da Lei das Finanças Regionais
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores