Edit Template

Abertas candidaturas para dois apoios ao sector das pescas nos Açores

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas informou que estão abertas as candidaturas para dois apoios ao sector das pescas e da aquicultura na Região Autónoma dos Açores, que visam ajudar os operadores a enfrentar os desafios económicos resultantes da agressão militar da Rússia contra a Ucrânia e a modernizar as infra-estruturas de apoio à actividade piscatória.
O Regime de Compensação aos Operadores do Sector das Pescas e da Aquicultura destina-se a compensar os profissionais e empresas do sector pelos custos adicionais de produção resultantes da agressão militar da Rússia contra a Ucrânia. Este apoio é um compromisso do Governo Regional dos Açores com o sector, fruto do aumento dos custos de produção, nomeadamente devido ao aumento dos preços dos combustíveis, bem como do aumento da inflação com forte incidência nos bens alimentares.
Este apoio, que pode ser solicitado até 31 de Dezembro de 2024, tem uma dotação global de 3,5 milhões de euros, co-financiada pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA), e será distribuído da seguinte forma: i) Pesca, 1,8 milhões de euros; ii) Aquicultura, 332,00 euros; iii) Transformação e comercialização dos produtos de pesca e da aquicultura, 1,7 milhões de euros.
O Regime de Apoio aos Investimentos em Portos de Pesca, Locais de Desembarque, Lotas e Abrigos, por seu turno, visa melhorar as condições de trabalho e segurança dos profissionais do sector, aumentar a eficiência energética, proteger o ambiente, e promover a digitalização da gestão dos portos de pesca.
Entre as acções elegíveis para financiamento estão, por exemplo, a modernização de infra-estruturas e/ou de instalações terrestres dos portos, lotas, postos de vendagem, locais de desembarque e abrigos, que facilitem a obrigação de desembarcar todas as capturas, e a aquisição de equipamentos para portos, lotas, postos de venda, locais de desembarque e abrigos que facilitem e reduzam o custo da obrigação de desembarcar todas as capturas, incluindo acções incidentes sobre o manuseamento, armazenagem e aproveitamento de capturas acidentais. Este apoio conta com uma dotação orçamental global de 22,4 milhões de euros, co-financiados pelo FEAMPA.
As candidaturas agora divulgadas estão patentes no Aviso n.º MAR2030-2024-53 e no Aviso n.º MAR2030-2024-54 e devem ser efectuada através do Balcão dos Fundos, em https://balcaofundosue.pt/, sendo o aviso divulgado no portal do Portugal 2030, www.portugal2030.pt/, no portal do Mar 2030, em www.mar2030.pt e no portal da Direcção Regional das Pescas https://portal.azores.gov.pt/web/drp/mar-2030.

Edit Template
Notícias Recentes
Piedade Lalanda substitui Gualter Furtado à frente do CESA
Eurodeputado Paulo Nascimento Cabral lamenta que Fundo de Solidariedade não tenha sido activado no incêndio do HDES
Concurso para fornecimento de fuelóleo à EDA ficou deserto e governo faz correcção a pedido das empresas
“El País” publica reportagem elogiosa sobre S. Miguel
Câmara Municipal de Ponta Delgada atribui meio milhão de euros a IPSS
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores