Edit Template

Carla Bretão é a nova responsável pelas finanças da diocese açoriana

A economista Carla Bretão é a nova responsável pelas finanças da diocese de Angra, depois de ter sido nomeada pelo bispo Armando Esteves Domingues, com o parecer favorável do Colégio de Consultores e Conselho de assuntos Económicos.
Trata-se da primeira mulher a assumir o cargo de ecónoma naquela diocese, anunciou o sítio Igreja Açores, substituindo assim o anterior responsável, o cónego António Henrique Pereira, com quem trabalhava desde 2021 como ecónoma adjunta.
A nomeação de Carla Bretão “assenta no reconhecimento do profissionalismo do serviço de economato e na possibilidade de leigos competentes nesta área poderem contribuir com o seu desempenho para o funcionamento da diocese”, adianta o órgão de comunicação diocesano.
“Fiquei agradada e muito contente pela confiança redobrada que a diocese tem colocado no meu trabalho e na equipa que me acompanha na condução dos destinos financeiros da diocese. Para nós é o reconhecimento de que estamos a fazer o melhor pela nossa diocese”, referiu por seu lado a nova ecónoma, em declarações ao mesmo órgão.
Embora a colocação de uma mulher leiga na condução dos destinos financeiros diocesanos seja inédita, segundo a nova responsável “pouco irá mudar”.
“Será uma continuidade do trabalho que temos vindo a desenvolver. E este trabalho não é só de leigos mas também com os sacerdotes, com a Cúria e com o senhor Bispo para todos, em conjunto, trazermos à diocese o melhor que podemos fazer para garantir e prosseguir o seu trabalho pastoral”, afirma Carla Bretão.
Licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra, a nova ecónoma frequentou a pós-graduação em Direito Regional na Universidade dos Açores. É funcionária da diocese desde 2001, tendo sido nomeada ecónoma adjunta 20 anos depois.
Foi deputada à Assembleia Legislativa dos Açores entre 2004 e 2011, e membro do Conselho fiscal da Caixa Económica da Misericórdia de Angra. É ainda, desde 2023, membro da Direção da Fundação Pia Clínica do Bom Jesus.
Ao vigário-geral, cónego Gregório Rocha, ficam atribuídas funções de coordenação dos vários serviços da Cúria – administrativos e financeiros – “zelando para a sua boa articulação”, refere o Igreja Açores.
O cónego António Henrique Pereira, anterior ecónomo, que é professor de Educação Moral e Religiosa Católica e membro do Cabido da Sé, “fica agora mais disponível para o trabalho pastoral nas paróquias de Porto Judeu e da Feteira, na ilha Terceira”.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores