Edit Template

Câmara Municipal de Ponta Delgada atribui meio milhão de euros a IPSS

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, assinou, ontem, protocolos com mais de 40 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), resultando num apoio total de meio milhão de euros.
“É com humildade que hoje reconhecemos a relevância de termos parceiros com uma formação técnica especializada e um conhecimento aprofundado sobre as questões sociais que afectam o nosso concelho. A assinatura destes protocolos reafirma a parceria sólida entre a autarquia e as IPSS do concelho, reforçando o nosso compromisso em promover uma Ponta Delgada mais inclusiva e preparada para enfrentar os desafios sociais”, afirmou o Presidente do Município durante o seu discurso no Salão Nobre, nos Paços do Concelho.
Este programa constitui um mecanismo de apoio financeiro anual, com o propósito de promover a cooperação e estabilidade funcional das IPSS. Com esta verba, a autarquia quer assegurar a eficácia das actividades que desenvolvem, permitindo-lhes continuar a exercer a “nobre missão de servir e auxiliar aqueles que mais necessitam”.
“Este apoio financeiro representa mais do que uma simples alocação de recursos. Constitui um investimento directo na coesão social do concelho, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade de vida dos nossos cidadãos. Através deste programa de apoios, queremos assegurar que as IPSS têm as condições necessárias para desempenhar o seu papel de forma eficiente e contínua”, reforçou o autarca.
Para Pedro Nascimento Cabral, este apoio “surge num contexto em que as instituições enfrentam desafios financeiros acrescidos, fruto da inflação e das novas exigências sociais, tornando-se imperativo trabalharmos em conjunto e de forma articulada. Isoladamente, cada instituição desempenha um papel importante, mas, quando actuamos em rede, o nosso impacto é significativamente ampliado. A colaboração entre entidades é vital para que possamos dar uma resposta eficaz aos problemas sociais que nos afligem”.
Recorde-se que o Regulamento do Programa de Apoio às IPSS foi reformulado em 2022 com o objectivo de aumentar os valores atribuídos, bem como, o de alargar as modalidades de apoio disponíveis.
Assim, e de acordo com o mesmo, as instituições podem agora candidatar-se a diferentes apoios financeiros, nomeadamente, ao subsídio para despesas de funcionamento no valor de 3.500 euros; a um projecto de desenvolvimento até 15.000 euros; e, por último, a obras de conservação ou beneficiação de instalações destinadas ao desenvolvimento de actividades essenciais com um teto máximo de 15.000 euros.

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores