Edit Template

Descongelamento da carreira médica avança nos Açores

Foi aprovado ontem, em plenário, o Decreto Legislativo Regional apresentado pelo Governo Regional dos Açores que estabelece as regras e procedimentos relativos ao processo de avaliação de desempenho da carreira especial médica a adotar pelos serviços e organismos do Serviço Regional de Saúde.
Estas carreiras estavam sem qualquer progressão desde 2008, situação que agora se altera com o Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, à semelhança do que tem vindo a acontecer com outras carreiras do setor da saúde, nomeadamente com os enfermeiros e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica.
“Era urgente implementar a valorização da carreira médica, de forma a avaliar o exercício de funções destes profissionais, de modo a não prejudicar ainda mais a normal progressão das suas carreiras, o que foi feito em diálogo com os sindicatos representantes destes profissionais, nomeadamente o Sindicato Independente dos Médicos e Sindicato dos Médicos da Zona Sul e Ilhas”, valoriza Mónica Seidi, titular da pasta da Saúde.
Ficou definida a contabilização dos pontos desde 2009 até 2018, com a atribuição de um ponto e meio por ano, corrigindo-se assim uma injustiça gerada pelo último governo socialista, que previa apenas um ponto por cada ano avaliado. Os retroativos agora gerados serão regularizados consoante o plano de pagamento acordado com os sindicatos.
“Esta questão tem naturalmente um impacto financeiro significativo nas contas do Serviço Regional de Saúde”, reconheceu a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social.
E prosseguiu: “avaliando todo o pagamento de retroativos, este valor ultrapassa os três milhões de euros, e claro que o Governo Regional está sujeito ao rigor financeiro”.
O Governo Regional dá assim mais um passo importante na valorização dos profissionais de saúde, reconhecendo que esta medida é diferenciadora e poderá ter impacto na captação e fixação de médicos na Região Autónoma dos Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores