Edit Template

O caso dos Açores na escassez de água em conferência no Parlamento Europeu

O eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral, organizou ontem, no Parlamento Europeu, uma conferência dedicada à escassez de água no setor agrícola.
A iniciativa surge num momento crítico em que as limitações hídricas afetam fortemente o setor agrícola e colocam os agricultores sob uma pressão crescente.
«A escassez de água representa um dos principais desafios para a agricultura em Portugal e na restante União Europeia”, disse o eurodeputado do PSD, acrescentando que as menores disponibilidades hídricas “impactam significativamente a segurança e soberania alimentares, a rentabilidade dos agricultores europeus e a sustentabilidade ambiental”.
Paulo do Nascimento Cabral realçou que “dada a gravidade da situação, são urgentes soluções inovadoras e sustentáveis para mitigar a escassez de água na agricultura. Deve-se apostar, por exemplo, tecnologias de irrigação inteligente (podem reduzir o consumo de água em até 50%), a gestão integrada dos recursos hídricos (implementar uma gestão integrada das bacias hidrográficas), reutilização de águas residuais, adaptação das culturas agrícolas (promover o cultivo de espécies mais resistentes à seca), ou a promoção de ações pedagógicas e de sensibilização”.
O eurodeputado destacou ainda a situação dos Açores que foi melhor explicada pelo Secretário Regional da Agricultura e Alimentação do Governo Regional dos Açores, António Ventura, não deixando, porém, de dar o exemplo de ilhas como a Graciosa, Pico e São Jorge.
“Este é um problema que deixou de ser local, regional ou nacional, mas sim de toda a União Europeia, solicitando à Comissão Europeia que tenha em consideração as especificidades das Regiões Ultraperiféricas e dos Estados-Membros na definição do plano estratégico para água por parte da Comissão Europeia”.
A Conferência intitulada “O Impacto da falta de água na agricultura: abordar as crescentes restrições na sua utilização” contou com as intervenções da Ministra do Ambiente e da Energia, Professora Doutora Maria da Graça Carvalho, da Vice-Coordenadora do PPE na Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Eurodeputada espanhola Carmen Crespo, o primeiro Vice-Presidente da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Eurodeputado romeno Daniel Buda, e do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação do Governo Regional dos Açores, António Ventura.
“Esta é mais uma importante iniciativa do Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral, que, em conjunto com a Eurodeputada Ana Miguel Pedro (CDS/PP) e com os Eurodeputados espanhóis do Partido Popular Europeu Juan Ignácio Zoido (PP) e Carmen Crespo Díaz (PP), já tinha enviado uma missiva, em que desafiaram Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia a adotar medidas e ações estratégicas de cariz imediato e de âmbito europeu relativas à gestão dos recursos hídricos”, conclui nota do gabinete do eurodeputado açoriano.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores