Edit Template

O caso dos Açores na escassez de água em conferência no Parlamento Europeu

O eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral, organizou ontem, no Parlamento Europeu, uma conferência dedicada à escassez de água no setor agrícola.
A iniciativa surge num momento crítico em que as limitações hídricas afetam fortemente o setor agrícola e colocam os agricultores sob uma pressão crescente.
«A escassez de água representa um dos principais desafios para a agricultura em Portugal e na restante União Europeia”, disse o eurodeputado do PSD, acrescentando que as menores disponibilidades hídricas “impactam significativamente a segurança e soberania alimentares, a rentabilidade dos agricultores europeus e a sustentabilidade ambiental”.
Paulo do Nascimento Cabral realçou que “dada a gravidade da situação, são urgentes soluções inovadoras e sustentáveis para mitigar a escassez de água na agricultura. Deve-se apostar, por exemplo, tecnologias de irrigação inteligente (podem reduzir o consumo de água em até 50%), a gestão integrada dos recursos hídricos (implementar uma gestão integrada das bacias hidrográficas), reutilização de águas residuais, adaptação das culturas agrícolas (promover o cultivo de espécies mais resistentes à seca), ou a promoção de ações pedagógicas e de sensibilização”.
O eurodeputado destacou ainda a situação dos Açores que foi melhor explicada pelo Secretário Regional da Agricultura e Alimentação do Governo Regional dos Açores, António Ventura, não deixando, porém, de dar o exemplo de ilhas como a Graciosa, Pico e São Jorge.
“Este é um problema que deixou de ser local, regional ou nacional, mas sim de toda a União Europeia, solicitando à Comissão Europeia que tenha em consideração as especificidades das Regiões Ultraperiféricas e dos Estados-Membros na definição do plano estratégico para água por parte da Comissão Europeia”.
A Conferência intitulada “O Impacto da falta de água na agricultura: abordar as crescentes restrições na sua utilização” contou com as intervenções da Ministra do Ambiente e da Energia, Professora Doutora Maria da Graça Carvalho, da Vice-Coordenadora do PPE na Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Eurodeputada espanhola Carmen Crespo, o primeiro Vice-Presidente da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Eurodeputado romeno Daniel Buda, e do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação do Governo Regional dos Açores, António Ventura.
“Esta é mais uma importante iniciativa do Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral, que, em conjunto com a Eurodeputada Ana Miguel Pedro (CDS/PP) e com os Eurodeputados espanhóis do Partido Popular Europeu Juan Ignácio Zoido (PP) e Carmen Crespo Díaz (PP), já tinha enviado uma missiva, em que desafiaram Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia a adotar medidas e ações estratégicas de cariz imediato e de âmbito europeu relativas à gestão dos recursos hídricos”, conclui nota do gabinete do eurodeputado açoriano.

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores