Edit Template

Mário Pinho defende importânciada articulação entre Açores e Madeirano sector das pescas

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, defendeu hoje, no Funchal, a importância da articulação entre Açores e Madeira no sector da pesca, elemento necessário para uma boa defesa do sector das pescas no país e na União Europeia (UE).
“As regiões autónomas articulam-se, articulam-se depois com o país, e o país com a UE. No sector das pescas é assim que as coisas funcionam”, sublinhou o governante.
Mário Rui Pinho falava numa convenção sobre pescas nas duas regiões autónomas, encontro que contou hoje com a presença da secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar.
O Secretário Regional defendeu, na ocasião, uma “discriminação positiva” de Açores e Madeira “na variabilidade da abundância das quotas”, considerando a “variabilidade natural do ecossistema” de ano para ano.
No que refere às frotas de pescas, Mário Rui Pinho foi perentório: “temos frotas que precisam de ser renovadas, sobretudo as que têm cascos de madeira, que não são economicamente viáveis. Temos esta reestruturação do sector para fazer”.
Já sobre a comercialização e transformação, o governante reconheceu que existem um “conjunto de matérias” a trabalhar com a República e a União.

Edit Template
Notícias Recentes
Reabilitação do Conservatório adiada e remetida para nova avaliação em 2026
Sandra Garcia transita da Direcção Regional da Cultura para a dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa
“Governo da República falha aos agricultores açorianos em Lisboa e em Bruxelas”, afirma Franqueira Rodrigues
Paulo Moniz sublinha avanços credíveis para a nova Cadeia de São Miguel
Requalificação da Escola do Fisher na Lagoa não pode continuar esquecida, afirma PS/Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores