Edit Template

PAN evoca Alice Moderno no Dia do Animal

No âmbito do Dia Mundial do Animal, que se comemora ontem, o PAN/Açores enviou ao Governo Regional um requerimento onde solicita esclarecimentos sobre o legado deixado pela ilustre Alice Moderno, em particular, sobre o funcionamento do hospital veterinário, conforme intenção lavrada pela mesma em testamento, e enquanto condição imposta em virtude da doação de bens à Região.
“Alice Moderno, ilustre açoriana impulsionadora da defesa dos direitos dos animais, doou, por morte, alguns bens à Região, enquanto condição para a construção de um hospital veterinário, por forma a garantir um acesso equitativo a cuidados de saúde animal. No entanto, o referido hospital, apesar de ter conhecido várias instalações desde a sua fundação, nunca funcionou de forma plena, nem deteve as condições necessárias à adequada prestação de cuidados de saúde animal, acabando por ser convertido num Centro de Reabilitação de Aves Selvagens”, recorda o PAN.
Neste sentido, o partido pretende averiguar de que forma tenciona o Governo Regional transfigurar esta situação e honrar o legado e as pretensões de Alice Moderno, designadamente, no que respeita à efetivação deste hospital veterinário, assegurando uma prestação de cuidados de saúde animal adequada e eficaz, em particular, a animais abandonados ou vítimas e maus-tratos, bem como a animais que integrem agregados familiares mais vulneráveis.
A par disso, o PAN/Açores tenciona apurar de que forma a plataforma online ‘SOS Animal Açores’, criada em 2020, evidencia resultados profícuos no acolhimento de denúncias anónimas de suspeitas de maus-tratos animais e se, por conseguinte, têm sido desencadeadas ações de fiscalização nesse sentido.
“Celebrar o Dia Mundial do Animal é celebrar o legado deixado por Alice Moderno, não apenas em herança, mas sobretudo no despertar para a necessidade de alterarmos a forma como tratamos e e percepcionamos os animais. Apelamos, por isso, à recuperação daquelas que eram as suas convicções, sendo tempo de destacar o mérito do trabalho voluntário de todos os que se dedicam à defesa da causa animal, sem esquecer as dificuldades pelas quais passam as associações”, conclui o deputado e porta-voz do PAN/Açores, Pedro Neves, numa nota enviada ao nosso jornal.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina do Canto Tavares afirma que “Casa Manaias oferece dignidade e combate os estigmas sociais”
Judo açoriano em evidência no Campeonato Nacional de Juvenis
Pedro Nascimento Cabral lança primeira pedra para 12 habitações em São Sebastião
Fim-de-semana com bom tempo, mas atenção às poeiras do Saara
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores