Edit Template

Maior subida da receita turística em Agosto foi nos Açores

O turismo registou nos Açores máximos históricos em Agosto, um dos quais o dos proveitos, que obteve o maior aumento.
Segundo revelou ontem o INE, todas as regiões registaram crescimentos nos proveitos, com os maiores aumentos a ocorrerem na RA Açores (+23,4% nos proveitos totais e +24,7% nos de aposento) e no Alentejo (+12,6% e +13,3%, respetivamente).
O Algarve foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (36,6% dos proveitos totais e 36,4% dos proveitos de aposento), seguido da Grande Lisboa (20,2% e 20,9%, respetivamente) e do Norte (14,4% e 14,5%, pela mesma ordem).
De Janeiro a Agosto os Açores também são a região onde os proveitos mais cresceram (20,3%).
Na globalidade do país, os valores de proveitos alcançaram máximos históricos mensais em agosto, tendo os proveitos totais interrompido a trajetória de abrandamento com um aumento de 7,8% (+7,5% em Julho), atingindo 948,1 milhões de euros.
Os proveitos de aposento aumentaram 7,7% (+8,1% em Julho), ascendendo a 765,5 milhões de euros.
O crescimento dos proveitos foi transversal aos três segmentos de alojamento no mês de Agosto.
Na hotelaria, os proveitos totais e de aposento (pesos de 84,7% e 83,1% no total do alojamento turístico, respetivamente) aumentaram 7,0% e 6,8%, pela mesma ordem.
Nos estabelecimentos de alojamento local, registaram-se aumentos de 11,7% nos proveitos totais e 11,8% nos proveitos de aposento (quotas de 10,1% e 11,5%, respetivamente).
No turismo no espaço rural e de habitação (representatividade de 5,2% nos proveitos totais e de 5,4% nos relativos a aposento), os aumentos foram de 14,1% e 13,8%, respectivamente.

Açores lideram crescimento
no rendimento por quarto

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) atingiu 113,8 euros em Agosto, registando um aumento de 5,0% (+5,2% em Julho).
O valor de RevPAR mais elevado foi registado no Algarve (168,3 euros), seguindo-se a RA Açores (124,6 euros) e a Grande Lisboa (122,2 euros).
Os maiores crescimentos ocorreram nas RA Açores (+17,3%) e no Alentejo (+10,1%). O Oeste e Vale do Tejo e a Grande Lisboa foram as únicas regiões onde se registaram diminuições neste indicador (-1,4% e -0,4%, respetivamente).

Rendimento médio cresce mais
nos Açores

No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 153,3 euros (+4,1%, após +5,6% em Julho).
O Algarve destacou-se com o valor mais elevado de ADR (205,7 euros), seguido do Alentejo (162,5 euros).
Os crescimentos mais expressivos ocorreram nas Regiões Autónomas dos Açores (+14,2%) e da Madeira (+11,8%).
Em sentido contrário, o Oeste e Vale do Tejo e a Grande Lisboa registaram os únicos decréscimos neste indicador (-1,6% e -1,4%, respetivamente).
Todas as regiões, com exceção do Oeste e Vale do Tejo e da Grande Lisboa, registaram máximos históricos de RevPAR e de ADR em Agosto.

Ponta Delgada é o segundo município com o maior crescimento do país

Porto e Ponta Delgada destacaram-se com os maiores crescimentos entre os principais municípios em agosto.
Do total de 10,5 milhões de dormidas (+3,8%) nos estabelecimentos de alojamento turístico, 56,3% concentraram-se nos 10 municípios com maior número de dormidas em Agosto.
Entre os 10 principais municípios, destacou-se ainda Ponta Delgada (1,9% do total), com um crescimento de 6,5%, para o qual contribuíram as evoluções positivas das dormidas de não residentes (+10,5%), dado que as dos residentes diminuíram 8,4%.
Para além de Lisboa e do Porto, o município de Cascais (1,9% do total) também apresentou crescimentos, quer das dormidas de residentes (+9,2%) quer das de não residentes (+3,1%), o que se traduziu num crescimento de 4,1% em Agosto.

Edit Template
Notícias Recentes
“Ritmos da Cidade” anima concelho da Lagoa durante o Verão
Treinadores açorianos de Karate em estágio internacionalem Coimbra
Açores com a menor taxa de empregos vagos do país
Governo dos Açores conclui segundo Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas
Ponta Delgada entre as cidades mais procuradas por turistas nacionais para férias em Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores