Edit Template

MiratecArts apresenta planos para a décima edição do Festival Cordas

A nona edição do Festival Cordas terminou no passado domingo com uma viagem pela ilha montanha. Através do Roteiro dos Sorrisos de Pedra de Helena Amaral, a artista, o músico M-PEX, compositor do tema musical do projecto de esculturas, e o director artístico da MiratecArts, Terry Costa, visitaram vários locais onde encontram-se as obras de arte, criando momentos culturais improvisados.
Depois de proporcionar 43 eventos no concelho, incluindo o epicentro na Biblioteca Auditório da Madalena, a equipa prepara-se para a décima edição. Terry Costa divulgou, durante os últimos dias do festival, alguns dos planos para 2025.
Os programas pedagógicos Cordas nas Escolas, Cordas para Bebés, Cordas no Museu, recitais e concertos no epicentro do festival, a Biblioteca Auditório da Madalena, e encontros clássicos na Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, são alguns planos que pretende-se continuar a desenvolver para o futuro.
Voltar à Gruta das Torres, continuar parceria com o Museu do Vinho do Pico, o Cella Bar Lounge e adicionar mais programação na MiratecArts Galeria Costa, também fazem parte dos planos.
Uma nova secção, Música nos Jardins, que já tem como imagem promocional uma pintura de Carlos Farinha, está a ser planeada para estrear na décima edição.
Música nos Jardins desafia as famílias do concelho da Madalena, as Juntas de Freguesia, e outras entidades públicas ou privadas, a proporem um jardim para acolher um músico, com um cordofone, num roteiro de concertos por espaços belos ao ar-livre.
Da Freguesia das Bandeiras a São Caetano, as propostas são bem vindas através dos vários canais da MiratecArts.
Outra secção nos planos para o décimo festival é a Academia Cordas Academy que incentiva os conservatórios de música, escolas municipais e turmas que dedicam-se à arte musical, a organizarem visitas de estudo para participarem e explorarem a oferta de workshops e masterclasses providenciadas diariamente.
Uma conferência focada na e para a indústria cultural musical, exposições alusivas à temática do festival e o “Autocarro do Cordas” são novidades a serem pensadas para a maior celebração de cordofones no nosso país.
“O Cordas é um festival especial,” admite Terry Costa, “uma oferta cultural educativa que liga as tradições com o melhor que há hoje em dia no mundo dos cordofones. O Cordas é nosso e não há nenhum festival no mundo como este. É produzido na ilha do Pico, com a montanha mais alta de Portugal sendo o palco principal, e a criatividade das nossas gentes, o cabeça de cartaz.”
De 1 a 12 de Outubro de 2025, a Madalena do Pico é a capital dos cordofones.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores