Edit Template

Vacinação gratuita dos bebés contra Vírus Sincicial Respiratório arranca nos Açores

A campanha de vacinação gratuita contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) arranca na Segunda-feira nos Açores, tendo sido adquiridas 2.435 vacinas para imunizar bebés, revelou ontem a secretária regional da Saúde.
“É um processo que vamos iniciar no dia 21 dirigido aos bebés e achamos que vai ter um impacto muito significativo ao nível das infeções respiratórias no inverno”, disse a secretária regional da Saúde e Segurança Social, em declarações aos jornalistas.
Mónica Seidi falava em Ponta Delgada, à margem do evento ‘PaliAtivamente’, o I Encontro de Utentes e Profissionais de Saúde de Cuidados Paliativos da Ilha de São Miguel.
A titular pela pasta da Saúde do Governo açoriano adiantou que foi realizado um estudo para aferir as quantidades de vacinas que deveriam ser adquiridas.
“Foram adquiridas 2.435 vacinas e algumas delas já estão nos Açores”, acrescentou.
Mónica Seidi explicou ainda que a direção regional da Saúde, em articulação com a secretaria regional, começou em junho a desenvolver “todos os esforços para que, independente do que viesse a acontecer a nível nacional, a região pudesse adquirir vacinas direcionadas a esse vírus respiratório, seguindo o exemplo daquilo que aconteceu na Madeira, no ano passado”.
“Foi com muito agrado que vimos que, também a nível nacional, a vacinação iria avançar. E, posso dar nota que a partir do dia 21 avançaremos na região” com a imunização contra a infeção pelo VSR, acrescentou.
A vacinação destina-se a bebés nascidos entre 01 de Agosto de 2024 e 31 de Março de 2025.
Segundo a circular normativa da direção regional da Saúde, a vacinação destina-se ainda a todas as crianças pré-termo com idade gestacional até 33 semanas + 6 dias, nascidas entre 01 de Janeiro e 31 de Julho de 2024 e a bebés com fatores de risco.
A imunização será sazonal, decorrendo entre 22 de Outubro de 2024 e 31 de Março de 2025, e estará disponível na maternidade, nos cuidados de saúde primários ou em meio hospitalar.
De acordo com as autoridades de saúde, o VSR é um vírus muito contagioso, que pode sobreviver várias horas nas mãos ou objetos, sendo muito comum a transmissão entre irmãos.
Transmite-se com a introdução do vírus através do nariz, olhos ou boca depois do contacto com secreções ou objetos que contêm os vírus, sendo que, geralmente, o período de incubação varia entre dois e oito dias.
Os sintomas mais frequentes são secreções nasais e oculares, tosse, pieira, febre, dificuldade em respirar, prostração e diminuição do apetite.

Edit Template
Notícias Recentes
“Ritmos da Cidade” anima concelho da Lagoa durante o Verão
Treinadores açorianos de Karate em estágio internacionalem Coimbra
Açores com a menor taxa de empregos vagos do país
Governo dos Açores conclui segundo Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas
Ponta Delgada entre as cidades mais procuradas por turistas nacionais para férias em Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores