O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, afirmou, no Coliseu Micaelense, que o sucesso no desporto é complementar ao mérito escolar e está a contribuir para abrir “novos horizontes” profissionais e desportivos à juventude açoriana.
“Todos os atletas que aqui estão demonstram que o mérito escolar coexiste perfeitamente com o mérito desportivo. Estou certo que essa complementaridade está já abrir novos horizontes ao futuro dos nossos jovens e do desporto açoriano”, destacou.
Falando na sessão de abertura da 9.ª edição da iniciativa “Reconhecer o Mérito Desportivo Escolar”, promovida pela Associação de Futebol de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral defendeu ainda que o desporto constitui-se como uma autêntica “escola de valores”.
“Esta extraordinária actividade que é o desporto é uma autêntica escola de valores e universidade de vida; Forma a nossa juventude e eleva as gerações que ‘amanhã’ assumirão responsabilidades nos mais variados quadrantes da sociedade”, frisou.
Nesta nona edição da iniciativa, a Associação de Futebol de Ponta Delgada premiou cerca de 170 jovens praticantes de futebol e futsal que representam 17 clubes e frequentam um total de 18 instituições de ensino da ilha de São Miguel.
Para Pedro Nascimento Cabral, os atletas agraciados são já “verdadeiros exemplos” para os que os rodeiam, pelo que devem também estimular os colegas a trilhar o mesmo percurso de sucesso tanto a nível académico, como desportivo.
“Se cada um de vocês conseguir trazer um amigo para o desporto ou ajudá-lo a ter boas notas, para o ano estaremos aqui, ainda mais orgulhosos, a galardoar novos vencedores”, exortou.
Perante uma sala com centenas de encarregados de educação, professores, dirigentes e treinadores, o Presidente do Município quis agradecer o contributo de todos para o êxito dos jovens agraciados.
De uma forma particular, quis também elogiar o “trabalho árduo e altruísta” que tem sido desenvolvido pelo Presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Robert Da Camara, e colocado ao serviço do desporto açoriano.
“Efectivamente, o Robert Da Camara encarna um dirigismo positivo, construtivo e de excelência, que bem pode servir de exemplo a muitas outras associações”, vincou.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada tem vindo a apostar na modernização das infra-estruturas desportivas do concelho, com especial destaque para o investimento de um milhão de euros na requalificação do Campo de Futebol de São Roque e para a já programada obra de substituição do relvado sintético Campo de Jogos de Santo António, orçada em cerca de 750 mil euros.
No que ainda respeita à garantia de melhorias nos recintos desportivos destinados à prática de futebol, a autarquia requalificou as infra-estruturas e os sistemas de iluminação do Jácôme Correia e do Campo de Jogos do Águia dos Arrifes, num investimento total de 190 mil euros.
Para cumprir com as exigências complementares das modalidades, onde se inclui o futsal, o município encontra-se a preparar os projectos de cobertura de cinco campos de jogos do concelho de Ponta Delgada.