Catarina Cristina Ribeiro da Rocha Gonçalves Silva é a nova Coordenadora do Serviço de Apoio ao Doente Deslocado.
Catarina Silva é licenciada em Sociologia e foi nomeada, por um período de três anos, para a coordenação deste serviço da Direção Regional da Saúde, localizado em Lisboa.
O despacho da Secretária Regional da Saúde e Segurança Social releva “a experiência profissional exigida para o exercício das respetivas funções”.
Para a nova Coordenadora do serviço, a prioridade está sempre “no apoio psicossocial aos utentes”.
“Não se trata apenas de assegurar alojamento e transporte ou fazer a ponte entre o hospital de partida e o de chegada”, diz.
Catarina Silva adianta que se está a trabalhar no sentido de haver novo alojamento protocolado em 2025, mas a responsável dá particular ênfase ao apoio emocional, “porque é aqui que se recebem os piores diagnósticos”.
E justifica: “Queremos ser uma porta segura por onde as pessoas podem entrar para receber um abraço; um local onde os doentes podem pensar em decisões que, muitas vezes, são difíceis e têm impacto não só sobre eles como sobre as suas famílias”.
O Serviço de Apoio ao Doente deslocado reforçou a sua equipa neste último mês, contando agora com cinco técnicos da parte social bem como com um motorista para a deslocação dos doentes para as suas consultas e tratamentos.
Além disso acrescenta a Coordenadora, “os doentes têm as suas diárias que, como é sabido, têm vindo a ser aumentadas, para doentes e acompanhantes, em particular para os doentes oncológicos, de modo a acompanhar a inflação que se tem feito sentir nos últimos anos, resultando numa enorme subida de preços em locais como Lisboa”.