Edit Template

Lagoa promove projecto de intervenção teatral junto de jovens de Água de Pau

A Câmara Municipal da Lagoa encontra-se a promover, localmente, um projecto de intervenção teatral, «Preocupa-me», concebido e dinamizado por André Melo. Esta iniciativa, que conta com a colaboração da Casa do Povo da Água de Pau, está a ser implementada junto dos jovens do projecto Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil- Trevo, e tem lugar às terças-feiras dos meses de Outubro e Novembro.
De acordo com o responsável André Melo, o projecto «Preocupa-me» “é um espaço físico e mental de estímulo e crescimento. Através de um trabalho de exploração e expressão artística, descobrimos desejos e preocupações, ideias e visões de vozes muitas vezes silenciadas pela inevitável tenra idade. Com o cruzamento multidisciplinar (teatro, voz, movimento, performance e vídeo) expomos questões que são únicas a cada intérprete, de cada grupo, de cada local”.
Desta forma, e dividido em sete sessões, o programa da intervenção teatral começou com um trabalho de exploração dramática, vocal e corporal, seguido da pesquisa e recolha de ideias e material e estruturação e elaboração de um guião. O resultado dos ensaios culminará numa performance junto do público em geral, no Auditório Ferreira da Silva.
André Melo é um actor micaelense, licenciado em comunicação e com formação profissional em teatro, com mais de 20 anos de experiência em artes performativas, tendo desenvolvido trabalhos não só em registos mais tradicionais, como também teatro musical e videoarte. Estreou-se profissionalmente em 2003, no Teatro Tivoli com a peça “Auto da Compadecida”. Já trabalhou com vários artistas de renome como António Serra, Pedro Sena Nunes, Pedro Penim e Paulo Maria Rodrigues. É, desde 2010, o director teatral da Pontilha – Associação Cultural. Além disso, é membro fundador da Musiquim – Associação Musicoteatral dos Açores e parte integrante do 37.25 Núcleo de Artes Performativas. Actualmente, é professor na Universidade dos Açores, no Estúdio 13 e na Escola Profissional da Ribeira Grande.
Ao trazer esse projecto para a Lagoa, mais propriamente para Água de Pau, a Câmara Municipal visa alargar o usufruto de acções formativas e educativas na área das artes a vários públicos. Recorde-se que, ao longo do corrente ano, promoveu aulas de teatro no cineteatro lagoense Francisco d’Amaral Almeida, ministradas por Eleonora Marino Duarte, aulas de pintura com Victor Almeida. Proporcionou ao público escolar espectáculos de marionetas e de magia, bem como o espectáculo de Joana Gama e a projecção do filme “Clandestina”, estes dois em parceria com o Plano Nacional das Artes. A Câmara Municipal investiu, igualmente, nas famílias, proporcionando um espectáculo para bebés, bem como os sábados em família, com o intuito de promover a leitura e o livro.

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores