Edit Template

Estratégia Educação Açores 2030 é o plano de intervenção mais participado de sempre

Foi ontem publicada em Jornal Oficial a Estratégia Educação Açores 2030, o plano de intervenção mais participado de sempre em Educação na Região, realça a Secretária Regional da tutela, Sofia Ribeiro.
“Sem menosprezo pelo significativo e direto papel da tutela governativa”, a Estratégia deve “constituir um desígnio fundamental e traduzir-se numa harmonização e reestruturação” da ação das próprias escolas e suas comunidades, “bem como de muitos e variados parceiros da definição e execução das políticas educativas regionais, fomentando redes de colaboração entre as escolas e das escolas com outros parceiros”, sustenta o documento.
O objetivo cimeiro da Estratégia passa por reduzir “a diferença entre a Região e o resto do país no que respeita aos indicadores da Educação”, sendo encorajadores dados recentes que revelam avanços em exames nacionais de Português e Matemática A, onde a média da Região foi superior à média nacional.
Na semana passada, em apresentação à imprensa após aprovação da Estratégia em Conselho do Governo, Sofia Ribeiro havia referido que o documento está alinhado “com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentados pela ONU bem como com os pressupostos europeus definidos no Espaço Europeu da Educação, e com a estratégia Portugal 2030”.
“A construção e implementação de uma estratégia na área da Educação constitui um desafio tão complexo como amplo, na medida em que o seu sucesso depende, intrinsecamente, do envolvimento de toda a comunidade cívica e educativa, que é plural nos seus interesses, condições e âmbito de intervenção”, é referido na apresentação do texto.
A Estratégia Educação Açores 2030 pretende dilatar o conhecimento açoriano, edificar laços científicos, contribuir para o fortalecimento de uma identidade própria de todos os açorianos, enquanto afirma uma Região e dignifica a autonomia – pretende esta, ainda, alinhada com o novo Estatuto da Carreira Docente da Região Autónoma dos Açores, atrair para o ensino os jovens mais promissores e interessados das novas gerações.
A Estratégia quer desempenhar um papel crucial na promoção de uma sociedade inclusiva, equitativa, mais justa e mais próspera, fazendo dos açorianos indivíduos ativos, responsáveis, resilientes, empenhados e participativos.
O documento será alvo de uma avaliação intermédia em 2027 e uma avaliação final em 2030.

Edit Template
Notícias Recentes
Nomeados os novos administradores do HDES
Faial: Descobrir a História, Pensar o Futuro
Açores tiveram o maior crescimento de turismo do país em Setembro
Deputados do PS-Açores abstêm-se no OE
Bolsa de estágios André Bradford com apoio dos socialistas no Parlamento Europeu
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores