Edit Template

Estratégia Educação Açores 2030 é o plano de intervenção mais participado de sempre

Foi ontem publicada em Jornal Oficial a Estratégia Educação Açores 2030, o plano de intervenção mais participado de sempre em Educação na Região, realça a Secretária Regional da tutela, Sofia Ribeiro.
“Sem menosprezo pelo significativo e direto papel da tutela governativa”, a Estratégia deve “constituir um desígnio fundamental e traduzir-se numa harmonização e reestruturação” da ação das próprias escolas e suas comunidades, “bem como de muitos e variados parceiros da definição e execução das políticas educativas regionais, fomentando redes de colaboração entre as escolas e das escolas com outros parceiros”, sustenta o documento.
O objetivo cimeiro da Estratégia passa por reduzir “a diferença entre a Região e o resto do país no que respeita aos indicadores da Educação”, sendo encorajadores dados recentes que revelam avanços em exames nacionais de Português e Matemática A, onde a média da Região foi superior à média nacional.
Na semana passada, em apresentação à imprensa após aprovação da Estratégia em Conselho do Governo, Sofia Ribeiro havia referido que o documento está alinhado “com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentados pela ONU bem como com os pressupostos europeus definidos no Espaço Europeu da Educação, e com a estratégia Portugal 2030”.
“A construção e implementação de uma estratégia na área da Educação constitui um desafio tão complexo como amplo, na medida em que o seu sucesso depende, intrinsecamente, do envolvimento de toda a comunidade cívica e educativa, que é plural nos seus interesses, condições e âmbito de intervenção”, é referido na apresentação do texto.
A Estratégia Educação Açores 2030 pretende dilatar o conhecimento açoriano, edificar laços científicos, contribuir para o fortalecimento de uma identidade própria de todos os açorianos, enquanto afirma uma Região e dignifica a autonomia – pretende esta, ainda, alinhada com o novo Estatuto da Carreira Docente da Região Autónoma dos Açores, atrair para o ensino os jovens mais promissores e interessados das novas gerações.
A Estratégia quer desempenhar um papel crucial na promoção de uma sociedade inclusiva, equitativa, mais justa e mais próspera, fazendo dos açorianos indivíduos ativos, responsáveis, resilientes, empenhados e participativos.
O documento será alvo de uma avaliação intermédia em 2027 e uma avaliação final em 2030.

Edit Template
Notícias Recentes
Emigrante açoriano em risco de ser deportado nesta nova era Trump
Antigos Combatentes dos Açores já podem beneficiar de descontos nos medicamentos
Novobanco dos Açores com lucros de 10,9 milhões de euros em 2024
Bolieiro enaltece papel do Turismo Rural no crescimento do sector na Região
“First Date” de Luís Filipe Borges com sucesso internacional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores