Edit Template

BE contra formulário das autoridades dos EUA

O Bloco de Esquerda dos Açores denunciou ontem que as autoridades norte-americanas exigem o preenchimento de um formulário com informações sobre a origem de equipamentos informáticos e de telecomunicações para como condição para concretizar negócios com empresas nos Açores.
O Bloco considera que a Região não deve tolerar este procedimento e propõe que o assunto seja levado a discussão na próxima reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os EUA.
“Recentemente, um empresário da ilha Terceira denunciou publicamente uma situação em que autoridades norte-americanas, através dos militares norte-americanos na Base das Lajes, exigiram o preenchimento de um formulário sobre a origem de equipamentos informáticos e de telecomunicações utilizados pela empresa, como condição para adjudicação da compra de produtos”, afirma o BE.
“Neste caso em particular, estava em causa a venda de materiais decorativos em cerâmica, mas, aparentemente, este procedimento é seguido em todos os negócios estabelecidos entre as autoridades norte-americanas e empresas portuguesas”, acrescenta.
O formulário em causa – “Equipamento ou Serviços de Telecomunicações Abrangidos-Representação/Declaração” – classifica como “estritamente proibido” a utilização, por parte das empresas contratadas, equipamentos e serviços de determinadas marcas, ainda que estas sejam totalmente legais no nosso país.
O Bloco considera que o procedimento é “uma intromissão abusiva na liberdade económica das empresas” e que “resulta num condicionamento inaceitável da sua atividade, ao fazer depender a concretização de um negócio da utilização de equipamentos e serviços que sejam do agrado de uma Estado estrangeiro”.
Perante esta situação, o Bloco quer saber – através de um requerimento – se o governo regional considera que este procedimento respeita a soberania nacional e a liberdade dos empresários açorianos, e se está disponível para, em articulação com o Governo da República, incluir este assunto na agenda da próxima reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os EUA.
“Caso este assunto venha a ser abordado na Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os EUA, qual será a posição do Governo Regional?”, questiona ainda o Bloco de Esquerda.

Edit Template
Notícias Recentes
Campanha de identificação animal gratuita em Ponta Delgada
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de violência doméstica contra o seu cônjuge
António Costa promete apoio ao desenvolvimento das regiões ultraperiféricas
Comunidade açoriana nos EUA está tranquila: Ministro diz que “não há preocupação que indicie alarme” com deportações
Deputado do Chega Miguel Arruda alvo de buscas por suspeita de roubo de malas no aeroporto
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores