Realizou-se a cerimónia simbólica de outorga da consignação da construção de apartamentos nos lotes 1 e 2 do empreendimento habitacional de Trás-os-Mosteiros, na freguesia de Matriz, Ribeira Grande, seguida de lançamento da 1.ª pedra, numa iniciativa do Governo dos Açores. Ao todo irão ser construídos pela empresa Marques, S.A. 52 novos apartamentos, num investimento de valor global orçado em 6,2 milhões de euros, cujo prazo de execução é de 420 dias.
À cerimónia atenderam Alexandre Gaudêncio e Carlos Anselmo, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, respectivamente, assim como os vereadores José António Garcia e João Dâmaso Moniz, que congratularam o Governo dos Açores pela iniciativa. “Congratulamos o Governo dos Açores por finalmente ir proceder à requalificação do complexo habitacional de Trás os Mosteiros, disponibilizando 52 novos apartamentos a preço acessível, naquela que era uma reivindicação de há longa data do Município”, começou por afirmar o presidente da Câmara Municipal.
Alexandre Gaudêncio referiu ainda que “agora que se perspectiva uma solução para aquele espaço que estava abandonado há mais de 15 anos, há também a certeza de se poder dar resposta ao acesso à habitação, por todos, mas principalmente, pelas famílias jovens, que procuram uma primeira habitação”, concluiu.
Participaram na cerimónia de consignação, que decorreu na Biblioteca Municipal Daniel de Sá, e de lançamento da primeira pedra, entre outros convidados, o Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro e o Director Regional da Habitação, Daniel Pavão, assim como o Presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Grande, José Luís Pontes, e o Presidente da Junta de Freguesia de Matriz, André Mendonça.