Edit Template

Berta Cabral reconhece necessidade de combater a sazonalidade do turismo nos Açores

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, reconheceu a necessidade de combater a sazonalidade do turismo nos Açores, que se assume como “verdadeiro motor” da economia regional.
A titular da pasta do Turismo reiterou o “objetivo firme de ter turismo todo o ano e em todas as ilhas”, tendo reconhecido a necessidade de “trabalhar empenhadamente na mitigação da sazonalidade, na dispersão dos fluxos turísticos e no ordenamento e valorização do território”.
Berta Cabral falava na sessão de encerramento da primeira edição do “Azores Tourism Summit”, que teve lugar em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
A secretária regional referiu que as perspetivas apontam este ano para que sejam ultrapassados os quatro milhões de dormidas e os 175 milhões de euros de proveitos na hotelaria, “com uma notoriedade crescente e cada vez mais competitiva a nível internacional”, enquanto se “confirma, de forma inequívoca, um processo de crescimento verdadeiramente sustentável”.
“Com passos certos e determinados, construímos um caminho que permite ao turismo representar atualmente cerca de 20% do Valor Acrescentado Bruto, 17% do PIB e 17% do emprego regional, conforme os resultados do estudo que apresentámos”, disse Berta Cabral.
De acordo com Berta Cabral, o turismo “é hoje um verdadeiro motor da economia dos Açores e a principal atividade económica a criar riqueza, empregos, investimento e oportunidades para o futuro das ilhas”.
A governante referiu que há que reconhecer que “o dinamismo e a versatilidade do turismo têm contribuído, de forma inigualável, para a democratização do rendimento, das oportunidades de desenvolvimento pessoal, e do autoemprego, em todas as ilhas”.
Para Berta Cabral, há que “continuar a investir no desenvolvimento e na qualificação da oferta, cientes da agressividade competitiva deste setor e da responsabilidade crescente que a notoriedade externa coloca”.
A responsável política afirmou que a proposta de Plano Anual Regional para 2025 mantém um volume de investimento superior a 19 milhões de euros, onde a promoção, a qualificação do destino e a sustentabilidade se mantêm traves-mestras.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Nascimento Cabral felicita Casa do Povo do Livramento pela conquista da Série Açores em Futsal
PJ detém terceiro suspeito de homicídio ocorrido na cidade de Ponta Delgada
Marinha coordena resgate a Nordeste da Ilha de São Miguel
Abertas as inscrições para o “Rali Ilha Azul – Cidade Mar”
José Manuel Bolieiro destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores