O Vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, marcou presença, na comemoração do 30.ª aniversário da Academia do Bacalhau de São Miguel, que se realizou na cidade de Lagoa.
Na ocasião, o Presidente da Academia, Valter Franco, disponibilizou, em nome de todos os seus associados, um conjunto de equipamentos a cada uma das cinco Associações de Bombeiros da ilha de São Miguel. Os equipamentos foram simbolicamente entregues pelos Presidentes de Câmara presentes aos Presidentes das Corporações e seus Comandantes.
Frederico Sousa, aquando da entrega dos equipamentos à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (ABVPDL), reforçou “a sua expectativa de ver aprovada e concretizada, ainda este ano, a incorporação do nome da Lagoa naquela associação, considerando a proximidade, a articulação e o considerável apoio que o Município de Lagoa tem tido para com aquela corporação”.
O Vice-presidente aproveitou a oportunidade para enaltecer o papel social e cívico da Academia do Bacalhau, realçando “o mérito dessa iniciativa num claro reconhecimento do papel dos bombeiros no apoio às populações dos vários concelhos, sendo este um exemplo para toda a sociedade civil”. À margem da cerimónia foi, ainda, possível transmitir ao Presidente do Serviço Regional de Protecção Civil dos Bombeiros a importância do acesso aos Fundos Comunitários por parte dos Municípios para equipar os seus Serviços Municipais de Protecção Civil, para que possam apoiar as suas populações da melhor forma possível. Foi, também, reforçada a necessidade de alocar os meios de socorro no concelho de Lagoa, nomeadamente de uma viatura de transporte de doentes urgentes na cidade.