Edit Template

PSD valoriza acção do governo na Cooperativa do Faial

A Comissão Política de Ilha do PSD/Faial destacou a importância da indústria de lacticínios para o desenvolvimento socioeconómico local, sublinhando “a grande capacidade de inovação da fileira do leite, que tem projetado o nome do Faial mais longe”.
Para os social-democratas, o setor agrícola “tem um papel estruturante no desenvolvimento socioeconómico das diversas ilhas da Região” tendo, ao longo dos tempos, “enfrentado inúmeros desafios, que exigem grande resiliência e capacidade de adaptação à mudança”.
“E um dos setores mais afetados é o da fileira do leite”, sendo que, “na nossa ilha, os investimentos na indústria de lacticínios têm revelado capacidade de inovação e têm projetado o nome do Faial mais longe”, adiantam.
O PSD/Faial “valoriza” o esforço que está a ser feito pelo Governo Regional da Coligação PSD/CDS-PP/PPM em “contribuir para o fortalecimento da fileira do leite, nomeadamente, com diversas medidas e com protocolos de apoio ao setor”, que se tem deparado “com diversos constrangimentos, que dificultam a sua ação e que devem ser adequadamente resolvidos”.
Os social-democratas enaltecem assim “a disponibilidade do Governo na reestruturação da Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial (CALF), especialmente pela importância económica e social que a mesma tem para a nossa ilha”.
“O que o Governo tem feito vai muito além da atribuição de um apoio recente, aliás, de um apoio semelhante ao de anos anteriores, já que é conhecida de todos a herança recebida, que acentua em muito as dificuldades do presente e do futuro”, afirmam.
A CPI do PSD/Faial exorta assim a CALF a procurar “respostas robustas e estruturais, que proporcionem um futuro sustentável”, mesmo porque “a inovação e a qualidade reconhecida dos seus produtos têm de corresponder a uma maior valorização, que exige novas e audazes estratégias de comercialização, e essa é uma responsabilidade da CALF e dos seus cooperantes”.
Os social-democratas faialenses destacam ainda, com orgulho, “a qualidade dos produtos lácteos produzidos na nossa ilha”, considerando que o Governo Regional, e particularmente o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, “devem continuar a ser os parceiros ativos na criação de condições para que a fileira do leite no Faial se consolide”.
“Os produtores e os funcionários das indústrias de lacticínios, bem como as suas famílias e a economia do Faial, exigem esse esforço coletivo e que as nossas energias se concentrem neste propósito”, concluem.

Edit Template
Notícias Recentes
“Cheque-Livro” para jovens em 12 entidades
Lançado Queijo de S. Jorge com 40 meses de cura
Prémio Literário Vitorino Nemésio apresentado hoje no Centro Municipal Natália Correia
“MSC Virtuosa” estreia hoje em P. Delgada e pernoita com mais de 4 mil visitantes
Cesteiros de Água de Pau homenageados em obra de arte pública de Urbano
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores