O executivo da Câmara Municipal da Ribeira Grande apresentou, ontem, em sede de reunião de Câmara, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2025, no montante global de 33 264 948 euros, um aumento de 6,8% face ao ano anterior, resultado das transferências do Orçamento de Estado, que aumentaram cerca 2,1 milhões de euros.
O documento, que é o último a ser apresentado pelo actual executivo camarário, privilegia a estratégia de desenvolvimento e progresso que tem vindo a ser adoptada, podendo-se constatar o forte investimento público em projectos estruturantes, sem prejuízo para os apoios sociais, mantendo a sustentabilidade financeira da autarquia.
O Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município da Ribeira Grande para 2025 continua a ter uma forte componente social, reflectida nas despesas correntes, com 55% do total das despesas, num claro sinal de apoio social às famílias, mas também no desagravamento de taxas como o IRS, sendo a única autarquia de São Miguel a devolver aos contribuintes 70% da participação variável no IRS, ao fixá-la em 1,5%.
Por sua vez, é valorizado o investimento público com a aplicação de um montante de 10,9 milhões de euros em obras determinantes para o desenvolvimento do concelho como são a Frente Mar da Cidade, a conclusão da 2.ª fase do Campo de Jogos de Rabo de Peixe, as obras de saneamento básico em diversas artérias da Ribeira Grande e ainda a ligação da variante da cidade ao centro, através da requalificação do caminho da Tondela. Contemplado está também o investimento em protecção civil com a aquisição vários equipamentos através de candidatura ao Açores 2030, que ronda os 120.000 euros.
Ao nível ambiental estão previstos investimentos, com destaque para a colocação de contentores subterrâneos de separação de resíduos, também através de candidatura que será feita ao abrigo do Açores 2030, num montante total de 360 mil euros.
No desporto, cultura e lazer, destacam-se os diversos programas de apoio que a autarquia pretende manter em 2025, essenciais para manter a actividade das instituições e clubes desportivos sediados no concelho. Dando ainda sequência aos acordos com as juntas de freguesia, o Orçamento para 2025 prevê transferir 1.635.719 euros, um aumento que ronda os 40%, face ao ano anterior.
O documento agora submetido e aprovado em reunião de Câmara, com apenas dois votos contra dos vereadores eleitos pelo Partido Socialista, seguirá, para procedimento idêntico, para a Assembleia Municipal para ser discutido e deliberado, em finais do mês de Novembro.