Edit Template

Ordem dos Arquitectos vai definir estratégia de intervenção nas antigas fábricas do álcool e do açúcar

A Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública celebrou um protocolo de colaboração com a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitetos com o objetivo de definir uma estratégia de intervenção nas antigas instalações das fábricas do açúcar e do álcool.
Para Duarte Freitas, “com esta cooperação, o Governo dos Açores reafirma o seu compromisso em promover a preservação e a valorização do património regional, aliando inovação, sustentabilidade e envolvimento comunitário.”
Com a assinatura deste protocolo, pretende-se o “envolvimento da sociedade civil de forma a promover o debate público e ouvir a comunidade para que, dentro de um ano, sejam apresentadas propostas viáveis para a requalificação destes espaços” defende o governante.
Este protocolo define que serão formados dois grupos de trabalho dedicados às instalações da Lagoa e de Ponta Delgada, com a coordenação independente da Ordem dos Arquitetos.
Este protocolo visa também dar cumprimento às resoluções do parlamento açoriano, que há muito demandam um estudo estruturado e propositivo para as antigas instalações fabris.
Para o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, a colaboração com a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitetos representa um passo significativo para garantir que a requalificação destes espaços seja “realizada de forma independente e com o devido rigor técnico”.
Esta ação insere-se na abordagem estratégica do Governo dos Açores que visa não só melhorar a gestão do património mas também reduzir encargos e abrir caminho para a alienação de bens que possam ser entregues ao setor privado, gerando receitas e revitalizando a economia local, conclui nota do governo.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina do Canto Tavares afirma que “Casa Manaias oferece dignidade e combate os estigmas sociais”
Judo açoriano em evidência no Campeonato Nacional de Juvenis
Pedro Nascimento Cabral lança primeira pedra para 12 habitações em São Sebastião
Fim-de-semana com bom tempo, mas atenção às poeiras do Saara
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores