Edit Template

Criada nova plataforma para melhorar operacionalidade nos serviços de saúde

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, presidiu ao lançamento da primeira fase da aplicação informática SIGGA-CH, que facilitará a marcação da primeira consulta de especialidade hospitalar, um grande avanço no Serviço Regional de Saúde financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Hoje começamos aqui, pelo Hospital do Santo Espírito, onde estamos, em Angra do Heroísmo, com a implementação desta plataforma, a par da Unidade de Saúde de Ilha da Terceira e da Unidade de Saúde de Ilha da Graciosa, de onde poderão chegar as primeiras referenciações, mas este é um trabalho que, até ao final do ano, incluirá todos os nossos hospitais e unidades de saúde” explicou.
O SIGAA-CH – Sistema Integrado de Referenciação e Gestão do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade Hospitalar trabalha em interoperabilidade entre os vários sistemas das diferentes instituições de saúde da Região, e vai contribuir para a digitalização do setor da saúde, simplificar processos e torná-los mais céleres, com maior confidencialidade e benefício para o utente.
Da mesma forma, o sistema informático de suporte, o SIGAA – Sistema Informático de Gestão do Acesso, “terá um papel fundamental porque o seu carácter integrador permitirá uma visão global das listas de espera, fruto da interligação dos sistemas”.
A governante acrescentou ainda que “as listas de espera serão sujeitas a um maior rigor, com uniformidade de critérios, transparência, medição de tempos de acesso e monitorização da dinâmica entre a procura e a resposta”.
A Secretária Regional com a tutela da Saúde concluiu a sua intervenção com uma palavra de profundo apreço aos que tornaram esta plataforma possível.
“Este trabalho, como sempre, só foi possível com o empenho dos nossos profissionais de saúde e de todos os envolvidos, o que permite que o nosso Serviço Regional de Saúde continue a almejar a elevação da qualidade dos cuidados aos nossos utentes”, vincou.

Edit Template
Notícias Recentes
Há um filho de família açoriana que foi desalojado pelo incêndio em Los Angeles
Hospital Modular pronto no final de Janeiro
Sete municípios dos Açores candidatam-se a Cidade Europeia do Vinho
Açores e Madeira registam melhoria no saldo orçamental, segundo o Conselho de Finanças
Paulo Teixeira investe em armazém com mais de 250 mil garrafas de vinhos em S. Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores