Edit Template

HSEIT excedeu em 41 milhões de euros o seu orçamento

O Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), em Dezembro de 2023, integrava a lista das entidades da Administração Regional incumpridoras da Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso, pelo facto de ter assumido compromissos em montante que excedeu 41,6 milhões de euros os seus fundos disponíveis, o que configurou a violação das normas de execução orçamental, revela uma auditoria do Tribunal de Contas divulgada ontem.
A violação das normas respeitantes à execução orçamental, é suscetível de gerarresponsabilidade financeira sancionatória, alerta o tribunal.
A auditoria revela que a contabilidade de gestão não se encontra implementada conforme exigido pela NCP 27 do SNC-AP.
O «Relatório de Monitorização da Atividade & Análise Económico-Financeira – 1.º semestre 2023», inserido no separador «Relatórios periódicos de relato à gestão», não contém as divulgações previstas no § 33 da NCP 27, nem o motivo dessa insuficiência.
O «Relatório de gestão» não contém as divulgações previstas no § 34 da NCP27 – Contabilidade de Gestão, nem o motivo dessa insuficiência.
O despacho de aprovação das contas do ano de 2023, emanado pela tutela, não foi incluído no processo de prestação de contas.
Os documentos previsionais e de prestação de contas de 2023 não foram publicitados no sítio eletrónico próprio da entidade, na internet.
Neste sentido, o Tribunal de Contas faz uma série de recomendações à administração do Hospital, algumas das quais já estão a ser implementadas.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina do Canto Tavares afirma que “Casa Manaias oferece dignidade e combate os estigmas sociais”
Judo açoriano em evidência no Campeonato Nacional de Juvenis
Pedro Nascimento Cabral lança primeira pedra para 12 habitações em São Sebastião
Fim-de-semana com bom tempo, mas atenção às poeiras do Saara
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores