Edit Template

TdC emitiu visto prévio para obra da ampliação da pista da Horta

O Tribunal de Contas (TdC) emitiu esta semana o visto prévio para a execução da obra de ampliação da pista do Aeroporto da Horta, nos Açores, revelou a Câmara Municipal da Horta, em comunicado.
“É com satisfação que o município da Horta recebe o visto do Tribunal de Contas para o projeto de execução de ampliação da pista do Aeroporto da Horta, uma condição essencial para darmos continuidade ao processo”, refere o presidente da autarquia, Carlos Ferreira, citado na nota.
O social-democrata lembra que a obra tem por objetivo melhorar as acessibilidades aéreas entre o continente e a ilha do Faial e potenciar também a eventual realização de voos ‘charters’ para os Estados Unidos e para a Europa.
“Este é mais um passo com vista à ampliação efetiva da pista do Aeroporto da Horta, que, para além de ser uma aspiração antiga dos faialenses, é uma condição de desenvolvimento do Faial e um contributo para o desenvolvimento dos Açores”, insistiu Carlos Ferreira.
Atualmente, os aviões da Azores Airlines que fazem as ligações entre Lisboa e a Horta (Airbus A320) operam com penalizações em número de passageiros e em peso de carga, devido à reduzida dimensão da pista, gerida pela VINCI e que ronda os 1.700 metros de comprimento.
Como a infraestrutura é gerida por privados, o município decidiu liderar o processo, criando um grupo de trabalho (ainda na anterior legislatura) para elaborar um projeto e determinar os custos aproximados da obra.
O atual executivo municipal deu seguimento ao processo e garantiu o financiamento do projeto, adjudicado ao consórcio CONSULGAL/INDRA, por um valor superior a 1,1 milhões de euros, acrescido de IVA, que será suportado em parte pelo município e pelo Governo Regional de coligação PSD, CDS-PP e PPM.

Edit Template
Notícias Recentes
“Ritmos da Cidade” anima concelho da Lagoa durante o Verão
Treinadores açorianos de Karate em estágio internacionalem Coimbra
Açores com a menor taxa de empregos vagos do país
Governo dos Açores conclui segundo Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas
Ponta Delgada entre as cidades mais procuradas por turistas nacionais para férias em Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores