Edit Template

Economia açoriana tem abrandado nos últimos meses

Em setembro de 2024, o Indicador da Actividade Económica dos Açores (IAE), publicado pelo SREA, apresentou um aumento de 1,8% face ao mês homólogo do ano anterior, sendo o mesmo valor ao registado no mês anterior, como é visível no quadro e gráficos a seguir apresentados.
Trata-se de um abrandamento, considerando que desde Abril o IAE apresentava valores mais altos.
Na análise dos resultados dever-se-á ter presente que o IAE não pretende medir a variação infra-anual do PIB, mas sim retratar o estado geral da economia.
Assim, dever-se-á reter, sobretudo, informação sobre a evolução em termos de acelerações, desacelerações e pontos de viragem e não o seu valor.
A revisão dos valores dos meses anteriores deve-se à atualização dos valores de algumas das séries de referência e aos ajustamentos decorrentes do tratamento da sazonalidade.
Por sua vez, no mês de setembro de 2024, o Indicador do Consumo Privado para os Açores (ICP-Açores) registou, em termos homólogos, um acréscimo de 3,2%, verificando-se uma diminuição de 0,3 pontos percentuais em relação ao valor revisto do mês anterior, o que representa também um abrandamento comparando com os meses anteriores, desde Junho.
A informação disponível revelou taxas de variação homólogas positivas em grande parte das séries que constituem o ICP-Açores, com maior intensidade nas séries dos Bens Alimentares vendidos no comércio a retalho e Eletricidade consumida pelas famílias.
Ocorreram variações homólogas negativas, com maior significado, nas séries dos Transportes marítimos e Medicamentos vendidos em farmácias sujeitos a receita médica.

Edit Template
Notícias Recentes
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de violência doméstica contra a sua namorada
Câmara Municipal de Ponta Delgada apoia encontro de Alojamento Local
Açoriana Márcia Sousa é a primeira mulher nomeada Presidente das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra
SATA lança campanha com promoção de voos a baixo preço até 24 Janeiro
Crianças açorianas estão a consumir mais fruta e hortícolas nas escolas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores