Edit Template

Dívida da Região sobe para 3,6 mil milhões

A dívida financeira dos Açores aumentou em 2023 para 3,6 mil milhões de euros, um agravamento face ao ano anterior, enquanto a dívida a fornecedores do Governo Regional recuou para 67 milhões de euros
De acordo com uma resposta do executivo açoriano a um requerimento da Iniciativa Liberal, a dívida financeira aumentou em 2023 para 3,6 mil milhões de euros, comparativamente a 2022 (3,5 mil milhões) e 2021 (3,2 mil milhões).
Por sua vez, as dívidas a fornecedores do executivo dos Açores totalizaram mais de 67 milhões de euros em 2023, inferior ao valor registado no final de 2022 (68 milhões).
Em 2023, a Secretaria do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas foi o departamento governamental com a maior dívida a fornecedores (22 milhões), seguida da Secretaria Regional da Saúde e Solidariedade Social (12 milhões de euros) e da vice-presidência (mais de 10 milhões).
Já a dívida não financeira aumentou de cerca de 350 milhões de 2022 para 459 milhões de euros em 2023.
No ano passado, o Governo Regional concedeu ainda avales no valor de 386 milhões de euros (mais 60 milhões do que em 2022) e cartas de conforto de 40 milhões de euros (mais 17 milhões de euros do que no ano anterior).
A 04 de outubro, o deputado único da IL/Açores solicitou ao Governo Regional dados sobre a dívida pública e pagamento a fornecedores, acusando o executivo de não cumprir com a legislação do Orçamento de 2023.
Nuno Barata, em requerimento enviado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, recorda que “por proposta da Iniciativa Liberal, no âmbito do Orçamento da região para o ano 2023, foi aprovada uma obrigação, a concretizar pelo Governo Regional, de apresentação anual de dados concretos sobre a evolução da dívida pública, direta e indireta”.

Edit Template
Notícias Recentes
Revelada nova espécie de mosca-das-flores exclusiva de São Miguel
“Startup” açoriana entre as vencedoras de concurso sino-lusófono 929 Challenge em Macau
Presidente da Sata Holding demite-se mas Governorecusa “perturbações” nas reestruturações em curso
Deputado da IL na Assembleia Municipal de Ponta Delgada quer listagem das obras municipais em curso
José Manuel Bolieiro lembra avanços em várias áreas nas Flores e valoriza cooperação com municípios
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores