Edit Template

Há mais gente a vacinar-se – 39% dos açorianos com mais de 60 anos já se vacinou contra gripe

39% da população açoriana com idade igual ou superior a 60 anos encontra-se vacinada contra a gripe, revelou ao “Diário dos Açores” a Direcção regional da Saúde.
Deste universo, 51% corresponde a utentes com idade igual ou superior a 80 anos; 43% corresponde a utentes com idades compreendidas entre os 65 e os 79 anos e 22% corresponde a utentes com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos.
Relativamente à cobertura vacinal em contextos específicos, regista-se uma cobertura na ordem dos 52%, em relação aos trabalhadores e aos residentes em Instituições, incluindo Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas; Lares de Apoio; Lares Residenciais e instituições similares, e na ordem dos 18% em relação aos trabalhadores e aos doentes integrados na Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados.
No que concerne aos contextos relativos a patologias crónicas, identifica-se uma cobertura vacinal na ordem dos 36% dos utentes com Diabetes Mellitus; 35% dos utentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e 9% dos utentes em Diálise Crónica.
Verifica-se ainda que, cerca de 27% dos profissionais de saúde; 14% dos reclusos e dos trabalhadores em estabelecimentos prisionais; 4% das grávidas e 1% dos bombeiros, estão vacinados contra a gripe, adianta ao nosso jornal a mesma fonte.
Decorridas, apenas, oito semanas, desde o início da Campanha de Vacinação Sazonal contra a Gripe — Outono/Inverno 2024-2025, foram administradas, até ao dia 19 de Novembro de 2024, 26.135 vacinas contra a Gripe (+2.815), comparativamente com o período homólogo transato, na Região Autónoma dos Açores (referência: 24 de novembro de 2023 – 23.320 doses administradas), conclui a Direcção Regional da Saúde.

Mais de 2 milhões
a nível nacional

Mais de dois milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe desde 20 de setembro, dos quais 260 mil idosos com 85 ou mais anos, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Segundo o relatório semanal da DGS, 1.141.697 pessoas optaram por receber a vacina contra a gripe nas farmácias e as restantes 859.006 nas unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Mais de 75% das pessoas com 85 ou mais anos aderiram à vacinação contra a gripe, revelou ainda a DGS, que considerou este um “marco importante na vacinação da população com maior risco de desenvolver doença grave”.
A cobertura vacinal mais baixa verifica-se no grupo etário dos 60 aos 69 anos, no qual 40,95% das pessoas já foram vacinadas (536.470).
Em relação à covid-19, o relatório indica que 1.356.991 doses de reforço foram administradas desde o início da campanha de vacinação sazonal, 776.247 das quais nas farmácias e 580.564 nos centros de saúde.
De acordo com a DGS, a cobertura vacinal dos maiores de 85 anos é mais baixa para a covid-19, em relação à gripe, situando-se nos 59,20%, com 202.491 idosos já vacinados.
A campanha de vacinação sazonal do outono-inverno está a decorrer em mais de 3.500 pontos de vacinação em todo o país, tendo como prioridade proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte. Com a aproximação do inverno, o período de maior circulação de vírus respiratórios, a DGS apelou a todos os grupos elegíveis para que “não deixem de se vacinar, protegendo-se e às outras pessoas, sobretudo com a aproximação das festividades de Natal, momentos de reunião familiar e com amigos”.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores