Edit Template

PSD acusa PS de “total falta de vergonha”ao falar da Povoação

O deputado do PSD/Açores Francisco Gaspar afirmou que os deputados do Partido Socialista revelam uma “total falta de vergonha” ao falarem da Povoação, lembrando que foi o PS, que esteve “duas décadas no poder a nível regional e autárquico”, que deixou o concelho ao “abandono”.
“Foram os socialistas que, durante duas décadas, ignoraram as necessidades do concelho da Povoação, defraudando sistematicamente as expetativas dos povoacenses”, afirmou o social-democrata, na sequência das “críticas infundadas e plenas de hipocrisia” feitas pelos deputados do PS sobre o concelho da Povoação.
Segundo Francisco Gaspar, “a história é bem clara, assim como o desinteresse dos governos regionais do PS em investir no concelho, nomeadamente em obras essenciais como a estrada Furnas-Povoação”.
“Quem nunca conseguiu garantir a segurança das populações e minimizar os riscos associados a derrocadas foram os governos do Partido Socialista, sempre com o silêncio cúmplice dos responsáveis do PS no concelho da Povoação”, frisou.
“A 20 de Março de 2012, o então governo do PS prometeu que a melhoria do acesso entre a freguesia de Furnas e a Povoação seria uma prioridade na legislatura seguinte. A verdade é que nada foi feito”, lembrou Francisco Gaspar.
O deputado do PSD/Açores recordou igualmente que “foi um governo do Partido Socialista a excluir a Povoação da chamada SCUT de São Miguel, tornando-o o concelho mais isolado da ilha”.
“Para o PS, a Povoação nunca contou”, apontou Francisco Gaspar, sublinhando que, “caso o projeto da SCUT tivesse abrangido o concelho da Povoação, certamente que hoje já não se estaria a falar de acessibilidades”.
“O senhor deputado Gualberto Rita não tem qualquer autoridade moral e política para criticar o atual Governo Regional. O deputado Gualberto Rita foi autarca do PS durante 20 anos na Ribeira Quente e esteve sempre em silêncio. Nunca reivindicou nada junto dos governos socialistas para a sua freguesia”, disse também o parlamentar.
De acordo com Francisco Gaspar, “foi já com este Governo da Coligação PSD/CDS/PPM que a estrada da Ribeira Quente foi intervencionada, desde logo com a construção do semi-túnel, inaugurado em 2023”.
“Está também em fase de conclusão a primeira fase da melhoria das acessibilidades ao concelho, com a chamada Variante às Furnas, sendo imperioso relembrar que, enquanto o PS foi poder na Região, nunca houve qualquer reivindicação da Câmara Municipal – do Partido Socialista – para a melhoria de acessibilidades ao concelho”, frisou.
Francisco Gaspar avançou que “se o governo do PS tivesse enquadrado a obra da ligação Furnas-Povoação no Plano de Recuperação e Resiliência, certamente que a mesma poderia já estar a ser concretizada, mas isso também não aconteceu”.
“Também no setor da Habitação e da Saúde, os mandatos do PS foram sinónimo de abandono do concelho da Povoação. Com o atual Governo da Coligação, os povoacenses já perceberam que existe uma melhor atenção às suas necessidades e aspirações”, afirmou.
“Foi o Governo liderado por José Manuel Bolieiro que procedeu à instalação do equipamento de Raio-X no Centro de Saúde da Povoação, num investimento de 266 mil euros. Também será este Governo a avançar com a obra de reabilitação daquela unidade de saúde, que potenciará o seu serviço de internamento com 10 camas”, concluiu o deputado do PSD/Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
“Ritmos da Cidade” anima concelho da Lagoa durante o Verão
Treinadores açorianos de Karate em estágio internacionalem Coimbra
Açores com a menor taxa de empregos vagos do país
Governo dos Açores conclui segundo Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas
Ponta Delgada entre as cidades mais procuradas por turistas nacionais para férias em Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores