Edit Template

Sindicato manifesta “surpresa e estupefação” com privatização de áreas da Lotaçor

O Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens Transitários e Pesca manifestou ontem “surpresa e estupefação” com as declarações do Secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública durante a discussão do Plano e Orçamento para 2025 na ALRAA, sobre a privatização da Lotaçor, SA – Empresa de Lotas dos Açores.
“Na verdade, nem este Sindicato foi em tempo algum informado de tal pretensão, nem o atual Conselho de Administração, CA, nem tão pouco o Secretário Regional do Mar e das Pescas, SRMP, tutela sectorial daquela empresa do setor público empresarial regional, o que constitui um atropelo inqualificável aos mais elementares princípios legais, sindicais e democráticos”, afirma o sindicato em nota enviada ao nosso jornal.
“Não basta repetir que o “grande capital da Lotaçor, SA” se encontra nos seus recursos humanos espalhados pelas nove ilhas e, esses sim, o rosto das pescas e à revelia de tudo e todos, de forma descontextualizada e sues, lançar um clima de incerteza e de confusão nos Trabalhadores”, acrescenta.
O sindicato diz que o Governo dos Açores “deveria empenhar-se em concretizar e aprofundar o negociado no acordo salarial histórico celebrado, em novembro de 2022, com este Sindicato, que acautelou a paz social à Empresa, agora comprometida atentas às declarações supra descritas”.
O SIMAMEVIP diz que “estará, incondicionalmente, na luta que os trabalhadores decidirem desenvolver para a defesa dos seus legítimos direitos”.
E acrescenta: “Condenamos a política de fato consumado numa privatização anunciada atabalhoadamente e desenhada pela tutela financeira da Lotaçor SA, nas costas do CA e do SRMP, bem como deste Sindicato e dos Trabalhadores”.
“A unidade dos Trabalhadores tem sido, tanto no passado como no presente, a única forma de garantir a conquista de direitos, aumentos de salários, a resolução de problemas laborais e a dignificação do Trabalho e dos Trabalhadores. Por isso, apelamos a Todos os Trabalhadores que se mobilizem em torno do seu Sindicato pois são eles elemento central para Defesa do Serviço Público prestado pela Lotaçor, SA – Empresa de Lotas dos Açores”, conclui o sindicato.

Edit Template
Notícias Recentes
Jeremias Tavares cria peças de vidro através da técnica “Fusing - ”Os presépios e a bijuteria são os artigos mais procurados nesta época natalícia
Presépio com 300 bonecos de panos do Pico da Pedra é tradição com meia centena de anos
Francisco César apela a um Natal de empatia e união para enfrentar os desafios nos Açores
Neto de açorianos invade tops canadianos com versão de Silent Night
Bispo dirige mensagem de Natal a partir do Estabelecimento Prisional de Angra - “Humanizar todos os ambientes, servir toda e qualquer vida” para além “de cada erro ou fracasso”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores