Edit Template

A polémica “Casa da Autonomia” vai ser inaugurada no próximo dia 7 de Dezembro

O Núcleo da Autonomia dos Açores do Museu Carlos Machado, conhecido inicialmente como Casa da Autonomia, instalado no Palácio da Conceição, vai ser inaugurado com uma cerimónia oficial no próximo dia 7 de Dezembro.
A cerimónia, pelas 10h30m, será presidida pelo Chefe do Executivo dos Açores, José Manuel Bolieiro, pondo fim a uma instalação que já vai com mais de dez anos.
Inicialmente promovida pelos governos do PS, com o nome de Casa da Autonomia, viu o seu nome alterado com uma decisão do governo de Bolieiro, depois de uma contestação do PSD, em 2014, sobre a designação da Casa da Autonomia.
Protestava então o PSD que “a Casa da Autonomia é o Parlamento dos Açores; não é a “galeria autonómica” – assim poderia designar-se – que ficará instalada numa fração do Palácio da Conceição, por muito interessante que seja o projeto e por muito importante que seja o edifício”.
E acrescentava: “A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores é a nossa verdadeira “Casa da Autonomia”, enquanto órgão máximo da arquitetura autonómica e como espaço representativo do povo açoriano. É isso que afirmam e reafirmam os diferentes e sucessivos responsáveis políticos – incluindo, naturalmente, do Partido Socialista – e é esse conceito que importa defender e preservar”.
O projecto esteve entregue, durante vários anos, a Luísa César, mulher do ex-Presidente Carlos César, tendo causado muita polémica ao longo dos anos por nunca ter sido concluída, com o argumento de que foram descobertos artefactos importantes durante as obras no Palácio da Conceição.
O projeto da Presidência do Governo era o de criar no Palácio da Conceição um equipamento cultural que pretende “reunir, conservar, investigar, divulgar e expor, com fins pedagógicos e informativos, o espólio material e imaterial de temática autonómica” .

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara da Povoação comemora o Dia dos Avós no Jardim Municipal
Registados 48 acidentes de viação na Região Autónoma dos Açores
Greve dos procuradores do Ministério Público imobilizou tribunais durante três dias
Ano Santo Jubilar na Diocese de Angra marcado pelo Ciclo do Órgão
Detectado foco de Loque Americana na ilha das Flores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores