Arrancou, no passado dia 26 de Novembro, dia em que se assinalou o Dia do Poder Local, o Orçamento Participativo de Lagoa. A abertura da fase de aceitação de propostas foi anunciada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, na Assembleia Municipal Jovem (AMJ), que teve lugar no Auditório Ferreira da Silva, na vila de Água de Pau.
O anúncio foi feito no final da edição deste ano AMJ, que reuniu deputados jovens representantes do 7.º ao 12.º ano escolar, das diferentes escolas do concelho. Na ocasião, foram colocadas em cima da mesa várias ideias para o presente e o futuro do município, e definidas estratégias a serem implementadas no concelho.
Deste modo, a fase de aceitação de propostas decorre até ao dia 28 de Fevereiro de 2025, seguindo-se a validação técnica, entre os dias 1 de Março e 30 de Abril. O período de votação será entre 15 de Maio e 31 de Julho e a divulgação dos resultados, entre 1 e 12 de Agosto.
A dotação orçamental para investir em projectos vencedores do Orçamento Participativo de Lagoa é de 105 mil euros no total, sendo 75 mil euros para a categoria geral e 30 mil euros para a categoria “projectos jovens”. Poderão ser apresentadas propostas alusivas às seguintes áreas temáticas: educação e cultura; inclusão social; saúde e desporto; ambiente e espaços públicos e turismo.
Poderão apresentar propostas ao Orçamento Participativo todos os munícipes residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Lagoa, com idade mínima de 12 anos, de forma individual ou em grupo informalmente constituído. Consideram-se “projectos jovens” todos aqueles cuja autoria pertença a jovens dos 12 aos 30 anos, residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho.
A aceitação de propostas poderá ser efectuada, até ao dia 28 de Fevereiro de 2025, através do site https://orcamentoparticipativo.lagoa-acores.pt/.
Refira-se que os últimos dois projectos vencedores do Orçamento Participativo de Lagoa foram a “Implementação de campo de padel em Santa Cruz” (categoria geral) e “A brincar sou feliz na escola” (categoria jovem), que se encontram neste momento em fase de implementação.