Edit Template

Sónia Nicolau desiste da candidatura à Câmara de Ponta Delgada

A socialista Sónia Nicolau anunciou ontem a sua renúncia a candidata à presidência da Câmara de Ponta Delgada.
“Esta semana assinalam-se 80 dias desde que manifestei a minha disponibilidade para ser candidata pelo PS/A à Câmara Municipal de Ponta Delgada”, começou por explicar, acrescentando que “até à data não obtive nenhum contacto das lideranças do PS. As reuniões ocorridas resultaram das minhas solicitações”.
“A expectativa do presidente do partido, Francisco César, é de que o processo de escolha do candidato autárquico se conclua apenas no final de janeiro ou início de fevereiro. Considerando a necessidade de selecionar e definir candidaturas para as 24 freguesias — o que envolve, no mínimo, 400 candidatos —, 54 candidatos à Assembleia Municipal e 18 candidatos à Câmara Municipal, parece estar destinado a este processo complexo, um período de tempo semelhante ao que o Partido Socialista está a reservar para a escolha do candidato autárquico. As candidaturas vencedoras exigem antecipação e tempo para a concretização, o que não parece ser a opção do PS/A”, afirma Sónia Nicolau.
“A esperança de que o PS/A se abra à sociedade, como expressei em setembro de 2024, foi frustrada pelo reforço das declarações recentes do presidente do partido. Até ao momento, nenhum argumento válido foi apresentado para justificar a não realização de primárias. Não estou disponível para submeter-me a um processo de seleção baseado em decisões fechadas, que demonstra receio da decisão de militantes e simpatizantes”, afirma ainda.
“Sou militante do Partido Socialista desde 2006 e participei ativamente em diversos atos eleitorais pelo PS/A. Integrei estruturas concelhias, de ilha, regionais e nacionais. No âmbito das minhas funções políticas, servi nos anos de 2005 a 2021, como membro da Assembleia de Freguesia da Relva, deputada municipal e vereadora, e deputada regional entre 2016 e 2020”, recorda a socialista
“Por estas circunstâncias, e pela profunda mágoa que me causa a forma como este processo está a ser conduzido pelo Partido Socialista, tomo a decisão de retirar a minha disponibilidade para ser candidata à Câmara Municipal de Ponta Delgada pelo PS/A. Esta decisão foi previamente comunicada ao presidente do PS/A e ao secretário coordenador de Ponta Delgada”, anuncia.
E conclui: “Agradeço às centenas de cidadãos, militantes e simpatizantes que subscreveram o manifesto, e que foram antecipadamente informados da minha decisão. Expresso o meu mais sincero reconhecimento pela vossa participação cívica e reitero o meu compromisso em valorizar essa contribuição. A partir deste momento, sinto-me ainda mais livre para ponderar e tomar decisões futuras que melhor sirvam o concelho de Ponta Delgada e da sua população”.

Edit Template
Notícias Recentes
Há um filho de família açoriana que foi desalojado pelo incêndio em Los Angeles
Hospital Modular pronto no final de Janeiro
Sete municípios dos Açores candidatam-se a Cidade Europeia do Vinho
Açores e Madeira registam melhoria no saldo orçamental, segundo o Conselho de Finanças
Paulo Teixeira investe em armazém com mais de 250 mil garrafas de vinhos em S. Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores