Três formandos da Escola de Formação Turística dos Açores conquistaram o primeiro lugar, nas categorias em que se inscreveram, do concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG), numa final que contou com 18 participantes e que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.
A formanda Carolina Gaspar, aluna do 2.º ano do Curso de Técnica de Cozinha/Pastelaria, conquistou o primeiro lugar do pódio na categoria Tradição com Arroz Bom Sucesso, com o prato “Arroz do Atlântico”.
André Ferreira, finalista do 3.º ano do Curso de Técnico de Restaurante/Bar suplantou todos os demais, na categoria Bartender inter magazine, com os cocktails “Honor Old Fashioned”, sendo-lhe ainda atribuído o prémio Francisco Vieira que destaca o concorrente que alcança a pontuação mais elevada na final nacional ponderadas todas as categorias.
O prémio Francisco Vieira visa reconhecer o desempenho demonstrado pelo participante, a sua excelência na categoria específica, evidenciando-o em relação aos demais concorrentes.
O prémio conquistado por André Ferreira salienta a habilidade técnica, a criatividade, a originalidade e o compromisso com o espírito do concurso.
O jovem André Pacheco foi galardoado com o primeiro lugar na categoria Plant Based by Bonduelle, com o prato “Favas, Ovo BT e chouriço vegetal”.
O concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG) é direcionado para estudantes de hotelaria e restauração, constituindo um ponto de contacto entre jovens em construção de carreira com toda a comunidade gastronómica, funcionando como uma rampa de lançamento, estimulando aprendizagens e aumentando o leque de oportunidades.
O JTG contempla seis categorias: Artes da Mesa ICEL; Bartender INTER Magazine; Plant Based by Bonduelle; Pastelaria Derovo; Tradição com Arroz Bom Sucesso e Cozinha Recheio, disputando-se em três semifinais.
Entre os inscritos, o júri seleciona no máximo seis concorrentes por categoria para disputar a semifinal e, destes, três passam à final.
O júri do concurso Jovem Talento da Gastronomia 2024, presidido por Luís Gaspar, chef dos restaurantes Pica-Pau, Brilhante e Sala de Corte, contou com nomes como Tiago Palrão, Constance Bauer, Filipe Ramalho, Mauro Álison, Diogo Formiga e Bruno Rocha.
Foto de João Beijinho