Há mais de 50 casas de luxo à venda em S. Miguel com um custo entre 1 e 3 milhões de euros.
Segundo a plataforma imobiliária idealista, há mais de 15.000 casas de luxo à venda entre 1 e 3 milhões de euros por todos os distritos e ilhas portuguesas.
Mas há territórios que saltam à vista. Lisboa é o distrito que possui maior número de casas exclusivas no mercado, representando 38,6% do total nacional.
E logo a seguir está Faro, reunindo 26,5% da oferta registada em Novembro.
Ou seja, só a capital portuguesa e a zona algarvia concentram 65% da oferta de casas de luxo disponível para comprar no país.
O terceiro distrito que possui mais casas de luxo à venda é o Porto (12,7%), seguido de Setúbal (6,7%), da ilha da Madeira (5,5%) e Braga (2%), revelam ainda os dados do idealista/data.
Todos os outros 19 territórios possuem uma oferta de habitações exclusivas inferior a 2% do total nacional.
São cinco ilhas portuguesas que possuem menos stock de casas de luxo à venda, apresentando menos de 10 imóveis no mercado.
Falamos da ilha de Porto Santo, na Madeira; e das ilhas de São Jorge, Santa Maria, Terceira e Pico, no arquipélago dos Açores.
No território continental, há também distritos com menos de 20 habitações de luxo para comprar, tendo escasso peso face a oferta nacional – é o caso de Bragança e da Guarda.
O que os dados do idealista/data também revelam é que há menos de 10 habitações de luxo com preços acima de 3 milhões de euros em seis mercados: ilha de São Miguel, Bragança, Castelo Branco, Viseu, Santarém e Coimbra.
Dentro do próprio mercado residencial de luxo existem casas ainda mais exclusivas, que custam mais de 3 milhões de euros. Neste caso, contavam-se cerca de 2.400 propriedades anunciadas no idealista em novembro.
Estas casas de luxo com preços superiores a 3 milhões de euros situam-se, sobretudo, em Lisboa (44,4% do total) e em Faro (31,5%), tal como se verificou no patamar de valores inferior. Isto quer dizer quase 8 em cada 10 habitações acima de 3 milhões de euros localizam-se em Lisboa ou na capital do Algarve.