Edit Template

A PAZ de Cristo, A Verdadeira Luz do Mundo: Religião e Educação Orante nas nossas vidas

De acordo com o “Ciência Vitae”, (Plataforma Europeia de Registo Científico), a minha Grande Área e “Domínio de Atuação” é: “Ciências Sociais – Ciências da Educação” e “Humanidades – Filosofia, Ética e Religião”.

Dia 1 de janeiro (2025). Dia Mundial da paz ou da PAZ? A paz dos homens ou a PAZ de Cristo, nos Corações, na Direção do ALTO?

É preciso começar o Ano Novo, com o Parto da VERDADE, que Se deu, em Luz, Amor e Alegria na Gruta de Belém, em Jesus, que será, pouco depois, Jesus de Nazaré. A escolha é clara. É Cristo que afirma: “Ninguém pode servir a dois senhores, ou a Deus ou ao Dinheiro”. Por que é que o Mundo paralisa de Guerra em Guerra? Por que entra a Corrupção, a Ganância, o Ódio, a Inveja, a Maldade, nos Corações, no Coração de cada pessoa, nas famílias, nas regiões, nos povos, nas nações, na (des)Humanidade. Deus enviou à Terra “o Seu Filho muito Amado”, para resgatar e Salvar. Cristo é o Redentor e Salvador. Quem O Acolheu? “Ele veio para os seus e os seus não o acolheram”, está na Bíblia, que è A Palavra do SENHOR. Porquê a guerra e não a paz? Andamos a fazer a paz ou a guerra? Onde está a ONU? Onde está a NAATO? Onde estão os Líderes verdadeiro, de Verdade e na Verdade? S. João Paulo II falou, incessantemente, nos direitos das pessoas e nos direitos dos povos., ele que sentiu na Carne os Horrores do Nazismo e as atrocidades cometidas contra a sua amada Polónia, pelos comunistas marxistas, de Leste, e pelos Nazis, do Ocidente.
Onde está a Autoridade Democrática e Moral da (des)União Europeia, dos Políticos-Parttidários, com muitos políticos sérios, mas muitos, por todo o mundo, que, em vez de Servirem as Pessoas e o Bem Comum, – seja onde for -, servem-se a si mesmos, explorando e espoliando, porque não se põem ao Serviço do Bem e da Verdade, de Deus, mas, pelo contrário entregam-se ao Malvado do Maligno?
O próprio Papa Francisco, deixando, sempre, Incólume, a Igreja de Cristo, como é próprio, pela Santidade da mesma, como é humano-divino, – foi Cristo que a fundou, e é o Seu Pastor, Supremo Universal-, mas admoesta, sem reservas, a Igreja dos homens e afirma o Papa Francisco: “Há aqueles/as que servem a Igreja e os que se servem da Igreja.”. Desde o mais local ao mais global!…
“Deus permite todos os males para que haja todos os bens”.
Afirma S. Paulo: “Não te deixes vencer pelo mal, vence, antes, o mal com o Bem” e acrescenta S. João Paulo II “e depois de um mal, vem, sempre, um Bem Maior, na Direção de Deus”. Então, por quê a Guerra, que não queremos, e não a paz, que desejamos?
Que todos os dias sejam dias mundiais da Paz, dias de Paz nos nossos Corações, buscando a Verdade, a Justiça, o Nem, mas não a paz, passageira, dos humanos, mas a Paz duradoira de Cristo. É desta PAZ, da Paz de Cristo, que nós precisamos, de que o Mundo tanto precisa. Quem fez um Natal sem Cristo, como advertia o Papa Francisco, não avançou, e não avança, na Paz, como Condição, legítima, de muitos bens materiais e espirituais. Espírito foi a última Palavra que Cristo proferiu no Alto da Santa Cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Pai, Nas Tuas Mãos entrego o Meu Espírito”. É Tempo de Penitência, de Reconciliação, de Perdão, só com esse Despojamento autêntico é que pode Haver Paz, mas a PAZ duradoira. Façamos esse Propósito, essa Promessa, esse Testamento. A Verdade vence sempre. Uma das Encíclicas de S. Papa João Paulo II intitula-se: “Esplendor da Verdade”. A Luz da Verdade. Só a Espada da Verdade nos pode trazer a Verdadeira Paz, a Paz de Cristo. Deus. Por tudo isso, temos a “Nostalgia de Deus”. Vivendo no mundo, sem alienação, olhemos para o Alto, em Verdade e Liberdade, em Obediência. Só somos verdadeiramente Livres, quando a nossa vontade coincide com a Vontade de Deus. A Vontade é uma das dimensões do Amor e da Liberdade, em Obediência a Deus.
Este também é um Dia Especial para a Ermida/Santuário de Nossa Senhora da Paz, Rainha da Paz. Mas antes já era vivido como Santuário e depois vai permanecer vivido como Ermida, aquela pequena Ermida, no Monte, Aberto a Deus, anunciado, do Alto pela Grande Cruz de Pedra. Nossa Senhora é a nossa Medianeira junto do Seu Santo Filho, Jesus Cristo.
A São, minha Esposa, e eu, Unimo-nos, para Sempre, em Matrimónio Católico – “Não separe o homem, O que Deus uniu”-, naquele ano, naquele mês, naquele dia, na Ermida/Santuário de Nossa Senhora da Paz, em Vila Franca do Campo, de onde vemos o Alto, na Direção de Deus, e o infinito, na Direção do Mar, onde casámos em Cristo. Quem contrai Matrimónio em Cristo, cria, para Sempre, um Vínculo com Cristo, um Vínculo Eterno. Só os Vínculos Eternos, nos ligam a Cristo. Só o que é Eterno prevalece e não vacila, pela tentação. O Amor em Cristo é Verdadeiro e Eterno, em FÉ, que é Vida, que se alimenta e renova, porque consumado e alimentado em e por Cristo, que é Deus, na Unidade do Espírito Santo. Em Entrega e Dádiva, que se alimenta e renova.
Ponta Delgada, 1 de janeiro de 2025,
Emanuel Oliveira Medeiros

NOSSA SENHORA DA PAZ,
Que todos os dias sejam dias mundiais da Paz, da PAZ,
em Cristo, a LUZ do Mundo

Celebremos 2025 na Paz de Deus, de Jesus Cristo, verdadeiro e Único Mestre, Doutor e Médico. NASCEU A LUZ, por que andamos às escuras, como ódios nos Corações, provocando Guerras, de Guerra em Guerra, na Busca da Paz que só vem do Perdão, que é a “face moral dos Evangelhos”, como Afirma S. João Paulo II.
Celebremos 2025 na Gruta de Belém, fazendo Silêncio no nosso Coração e nossos Corações, para ouvirmos e praticarmos A Palavra de Deus, que está na Bíblica, e se manifesta – ou pode manifestar – em todos e em tudo. Que 2025 Seja um Tempo de Obediência à Vontade de Deus, de Jesus Cristo, que chorou sobre Jerusalém, indiferente à Presença de Deus, na Pessoa de Jesus Cristo.
Cânticos Marianos do Santuário de Fátima. Cânticos de uma Beleza Divina, tão naturalmente, e de modo sobrenatural, presentes nos Cânticos Marianos do Santuário de Fátima. Nossa Senhora, Mãe de Deus e Nossa Mãe, Rainha de Portugal. Por Iniciativa Omnisciente de DEUS, SENHOR DE TODA A CRIAÇÃO, SENHOR CRIADOR, “De todas as Coisas Visíveis e Invisíveis” [Cf. o Credo], (por isso é Omnipotente, tem todo o Poder, sobre todas as coisas, Fonte de toda a Santidade e com Poder Total sobre o Mundo, o Bem e o Mal. A Oração do “PAI NOSSO” assim o mostra, em Evidência, nas duas últimas súplicas: “E não nos deixeis cair em tentação”, “mas livrais-nos do Mal”. Só Deus tem o Poder de esmagar todo Mal, mas não o faz, de sempre para sempre, porque concedeu ao Ser Humano a Vontade e a Liberdade, de se vincular, ou não à VERDADE, que Deus Revelou em Jesus Cristo, depois do “SIM” eterno de Maria. Afirma o Papa Francisco no livro “PAI NOSSO”: “(…) esperança alicerçada na certeza de que o mal não tem nem a primeira nem a última palavra.” (p. 115). Que o Ano Novo de 2025 seja o Ano de Sempre, das coisas sublimes e eternas, no Tempo do Logos de Deus, e das coisas boas, no tempo do cronos. Que Deus a todos nos dê saúde e paz. Para quando a nossa Colaboração na Verdade. “Deus permite todos os males para que haja todos os bens”. Que 2025 seja um Ano de Saúde dos Corpos e das Almas. Só com Deus, livremente aceite pelos humanos, a História do Quotidiano caminhará para a Paz, mas não a paz negociada por organismos internacionais como a ONU e a NATO, mas a Paz de Cristo, que é, por natureza, duradoira, cuja Força está nas “armas de luz”, na Espada da Verdade, e na Grande Arma que é o Terço. Olhemos para a Sagrada Família, o Único Modelo de Família, por isso Família a seguir. O Matrimónio Católico é um Vínculo, para Sempre, em e com Jesus Cristo. Quem tem medo de se comprometer com o que é Eterno, fonte de verdadeira Alegria, Paz, Amor, na Misericórdia de Deus.
Que A Igreja dos homens se ajoelhe e se purifique, em Pedido de Perdão, em Grave Penitência, face à Eterna Igreja de Cristo, Santa, Católica, Apostólica e Romana, em Diálogos Ecuménicos, Sérios, perante o Único Deus, Uno e Trino, Deus Pai e Deus Filho e Deus Espírito Santo, na Unidade do Amor, no Milagre da Vida, que permanece em Segredo, só para Deus, após a queda no Paraíso, quando os nossos mais antigos antepassados comeram do fruto proibido, da Árvore do Conhecimento. Aí, Deus vendo a Ganância e Ambição do homem que queria substituir-se a Deus, Deus chamou a Si, para sempre, A ÁRVORE DA VIDA, por isso ninguém sabe o Dia nem a Hora. Quantas pessoas morrerão e quantas nascerão entre hoje e amanhã, dia 01 de janeiro de 2025, Dia Mundial da Paz, mas que seja, para sempre, e em Promessa, de Joelhos, a Paz “por Cristo, com Cristo e em Cristo”. A Igreja dos homens tem de Regressar, sem demora, em profunda penitência, à “Casa do Pai”, à Igreja de Cristo.
Ponta Delgada, 31 de dezembro de 2024,


Emanuel Oliveira Medeiros

  • Doutorado e Agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia da Educação Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Edit Template
Notícias Recentes
“Ritmos da Cidade” anima concelho da Lagoa durante o Verão
Treinadores açorianos de Karate em estágio internacionalem Coimbra
Açores com a menor taxa de empregos vagos do país
Governo dos Açores conclui segundo Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas
Ponta Delgada entre as cidades mais procuradas por turistas nacionais para férias em Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores