Edit Template

7ª Minimaratona de leitura Moby Dick, em português, acontece hoje em Angra do Heroísmo

O primeiro mês de 2025 traz de volta ao Museu de Angra do Heroísmo (MAH) a Minimaratona de Leitura de Moby Dick, de Herman Melville, em simultâneo com o New Bedford Whaling Museum, o Observatório do Mar dos Açores, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Biblioteca Nacional de Cabo Verde, o Museu da Baleia da Madeira e, pela primeira vez, com o Museu Marítimo de Sesimbra.
Trata-se da 29.ª maratona a ter lugar no New Bedford Whaling Museum e a 7.ª edição em que a leitura é realizada no Museu de Angra do Heroísmo (MAH), numa versão adaptada para Língua Portuguesa por Tiago Patrício em colaboração com Pedro Alves.
A leitura, que terá o seu início às 18h00 de hoje, dia 4 de Janeiro, será antecedida, a partir das 17h00, da abertura de uma mostra composta por trabalhos em osso de baleia, da autoria de Duarte Nuno Rodrigues, e pela apresentação do projecto Baleeiros em Terra, de Sidónio Bettencourt, seguida da performance musical de João da Ilha, Baleeiro.
No mesmo dia, o MAH, através do seu Serviço Educativo, propõe várias actividades direccionadas para o público infanto-juvenil, a partir das 18h00 e no âmbito da Minimaratona de Leitura da Moby Dick. As mesmas decorrerão em paralelo à leitura, no coro alto, tendo sempre como tema de fundo o universo da obra literária de Herman Melville.
Desta forma, a primeira actividade consistirá na leitura de obras infantis que nos remetem para o contexto marítimo, por Cosima van Manen, seguida de uma oficina dedicada ao desenho, também orientada pela artista. Ainda durante o decorrer da minimaratona, a equipa do Serviço Educativo dispõe de uma actividade prática de construção de um origami e marcador de livro sob o signo da baleia.

Edit Template
Notícias Recentes
Teleconsultas sobem para 19 969 em 2025 e mudam padrão de procura nas Unidades de Saúde de Ilha
Açores 2030 prevê 22 avisos em 2026 com 114,35 milhões de euros para apoiar projectos na Região
Portuguesa VisionWare leva Cibersegurança à Universidade dos Açores
Programa LEADER atinge execução de 42 milhões de eurose reforça apoio ao investimento rural, afirma António Ventura
Governo da República prepara medidas para valorizar a calçada portuguesa e Ponta Delgada integra candidatura à UNESCO
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores